O uso da água na Indústria
O IV Seminário Regional sobre Usos Múltiplos da Água e Gestão Integrada de Recursos Hídricos, realizado na última quinta-feira, dia 4 de novembro, na UPF, trouxe para a comunidade, acadêmicos, entidades, empresas e profissionais, os entraves e as soluções para o uso e reuso eficiente da água na Indústria, seu tratamento em diversas atividades, como na agroindústria e também o papel das agencias reguladoras de bacias hidrográficas no Brasil e em outros países.
Giancarlo Tusi Pinto, Secretário Estadual do Meio Ambiente, salientou a importância do evento, destacando os trabalhos dos comitês de gerenciamento das bacias hidrográficas. “É importante trazer esse debate para a comunidade e fazer com que o setor produtivo tenha cada vez mais consciência”, disse o secretário.
Alguns assuntos já foram debatidos durante os seminários anteriores, como a gestão dos recursos hídricos, o uso da água no abastecimento e esgotamento sanitário, na mineração, na pecuária e agora na indústria. Conforme o coordenador do seminário, Claud Goellner, para qualificar ainda mais os debates, será realizado o simpósio nacional que acontecerá em abril de 2011.
Representando o município de Não-Me-Toque, entidades vêm ha bastante tempo contribuindo e participando como membro do COAJU, a Corsan representada pelo Chefe da Unidade de Saneamento Paulo Roberto Cervi, a Cotrijal representada pela Bióloga Deise Sebastiani Nicolao, o Sindicato Rural representado pelo Eng. Agrônomo Eduardo Souiljee e, agora, a Prefeitura Municipal, representada pela Bióloga Manoela Cielo.
A participação de entidades, assim como o envolvimento de representantes da sociedade nos trabalhos realizados pelo Comitê, serão fundamentais para o conhecimento e entendimento de todos, no que diz respeito à preservação e gerenciamento dos Recursos Hídricos, em especial na bacia do Alto Jacuí.