PCD
No dia dezesseis de agosto de 2010, nas dependências da ULBRA Campus Carazinho, aconteceu a III Conferência Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o IX Encontro da Pessoa com Deficiência com o tema "Inclusão com Qualidade de Vida".
A Conferência aconteceu na perspectiva democrática participativa, visto que, historicamente, as pessoas com deficiência ficaram excluídas dos diferentes contextos e da participação social e abordou os seguintes eixos temáticos: Saúde e Educação; Direitos de Acesso; Trabalho e Assistência Social e Esporte, Turismo e Lazer. O público participante precisou inscrever-se em um dos eixos temáticos para formar grupos de debate. Nestes grupos além da comunidade em geral, participaram profissionais especialistas na área. No Grupo Trabalho e Assistência Social a temática foi explanada por duas profissionais do município de Não-Me-Toque a Assistente Social Itamara Inês Wentz e a Psicóloga Danielle Heberle Gastmann, após a exposição do tema houve espaço para argumentação e debate para se levantar as propostas para a Conferência, onde, posteriormente, o material produzido foi enviado para o Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
O Encontro que ocorreu à noite possibilitou um espaço aonde as pessoas com deficiência pudessem expor o que é qualidade de vida para elas. Pessoas com diferentes deficiências deram seu depoimento. De Não-Me-Toque, Elaide Zimerman, integrante do Grupo de Pessoas com Deficiência: Unidos Somos Fortes do CRAS, relatou sua história de superação explanando o que era qualidade de vida para ela.
Participaram do evento, da Secretaria de Ação Social, a Psicóloga Danielle H. Gastmann, a Assistente Social ItamaraWentz e os usuários do CRAS e integrantes do Grupo Unidos Somos Fortes, da Secretaria da Saúde a Assistente Social Iliana Casagrande e da Secretaria da Educação as professoras, Eli Terezinha Xavier Donatti, Marina Marmitt e Luísa da Silva.