EDUCAÇÃO INCLUSIVA
O V Seminário Regional de Gestores e Educadores, do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, ocorreu na semana de 21 a 25 de junho de 2010, no município Pólo, em Cruz Alta. Não-Me-Toque, município de abrangência foi contemplado com duas vagas, as quais foram ocupadas pelas professoras Eli Xavier Donatti (Coordenadora Pedagógica da SMECD) e pela professora Tamara Alves (Diretora da EMEF Santo Antônio).
Os palestrantes, Cláudia Werneck (RJ), Maria Munhoz (UFSM), Ana Helena e Alexsandra (FADERS-RS), Sandra Moreira (SEESP) e Marta Borgmann (UNIJUÍ/RS), em suas falas enfatizam que não são as barreiras arquitetônicas o maior problema da inclusão da pessoa com deficiência e sim a acolhida e aceitação do diferente. Em uma sociedade que ainda não reconhece que a deficiência é uma condição humana, fica difícil o respeito a TODOS. A legislação mostra possibilidades, e é necessário acreditar que a convivência com as diferenças e semelhanças favorece a quebra de preconceitos e possibilita a ampliação de valores e de aprendizagens.
Quanto a Escola Inclusiva, o tema tem chegado até ela e está sendo discutido por seus segmentes, existem muitas inclusões de pessoa com deficiência com sucesso, porém há um longo caminho a ser construído. A Escola precisa criar condições para a promoção de práticas educacionais inclusivas (recursos humanos, materiais, infra-estrutura, etc.), redimensionar a ação pedagógica e reinterpretar as funções dos profissionais que ali atuam (formação continuada), para que ocorram as mudanças necessárias.
Sabe-se que não adianta promover a igualdade de oportunidades se a sociedade não garantir o acesso da pessoa com deficiência a essas oportunidades. É preciso rever concepções, percebendo e compreendendo que é possível existir uma inter relação entre todos os seres humanos onde suas identidades e singularidades possam ser respeitadas.