18 de fevereiro de 2010 as 17:11 / Governo, Sem categoria

Município Decreta Situação de Emergência

Na manhã de hoje o Conselho Municipal de Agricultura e Técnicos da EMATER, se reuniram e deram parecer sugerindo que a Comissão de Defesa Civil encaminhe a solicitação da Decretação da Situação de Emergência, ao Prefeito Municipal.

Já no início da tarde, a Comissão de Defesa Civil que elaborou o relatório da situação atual e atendeu o parecer do Conselho de Agricultura solicitando ao Prefeito Antônio Vicente Piva, que decretasse Situação de Emergência no Município de Não-Me-Toque.

O Prefeito de Não-Me-Toque, Antônio Vicente Piva, após receber relatório da defesa civil do município com a avaliação dos danos, assinou a pouco o Decreto nº 032/10 de 18 de fevereiro de 2010, que Declara Situação de Emergência no Município em virtude dos estragos causados pelas fortes chuvas que ocorrem desde o inicio do ano. A situação se agravou nos últimos dias 15 e 16 de fevereiro, principalmente no interior de Não-Me-Toque onde as chuvas já ultrapassaram a expectativa chegando há 240 milímetros na segunda e terça-feira.

Com o decreto fica determinado à administração municipal realizar, ao menor tempo possível, a limpeza e recuperação de estradas vicinais e adotar medidas necessárias para recuperação das mesmas. Vale ressaltar que neste primeiro momento o município irá atender os casos emergenciais, pois os demais vão depender da homologação do decreto pelo governo estadual.

O Prefeito Piva disse que mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelo município está confiante de que com a ajuda da população e dos governos estadual e federal irá recuperar as estradas no menor espaço de tempo possível.

De acordo com o secretário de obras do município, Johannes Van Riel, a zona rural foi a mais afetada, principalmente em Posse São Miguel, Mantiqueira, Arroio Bonito e São Roque. Nestas localidades houve abalo nas estruturas das pontes de madeiras e danificação das cabeceiras das pontes, além de estragos nas estradas, chegando a abrir crateras com aproximadamente 1,5 metros de profundidade sem conseguir transitar nestes trechos.