08 de dezembro de 2009 as 13:58 / Educação, Sem categoria

TODO DIA POESIA? POESIA TODO DIA!

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto no 2º semestre de 2009, desenvolveu o projeto "Todo dia Poesia? Poesia todo dia!", envolvendo aproximadamente 175 alunos de 4ª série, das escolas da rede municipal. A poetisa escolhida foi Cecília Meireles. Além de ser estudada sua biografia, seus poemas ganharam vida através das interpretações vivenciadas pelos alunos.

Com objetivo de desenvolver o gosto pela leitura através da poesia, pois a mesma é considerada a semente de toda a literatura, os professores e alunos participaram de diferentes atividades: criação da logomarca, momentos de sensibilização e informações sobre poemas, poesias e declamações, escolha dos alunos destaques das turmas, sarau de poesias, entre outras.

O movimento em favor da leitura, envolvendo professores e alunos, em sala de aula, e fora dela, foi significativo. O espaço oferecido pelo professor para a leitura, compreensão, interpretação, discussão e representação das poesias de Cecília Meireles levou cada aluno a ver para além do que as mesmas traziam, através das palavras rimadas ou não. Cada professor com auxílio de outros apostou na capacidade de seus alunos, talvez descobriu ou ajudou a descobrir tantas habilidades, através das atividades oportunizadas. Destaca-se também o envolvimento da família, pois muitos alunos realizaram diferentes leituras e memorização das poesias, em casa, auxiliados por familiares.

O Sarau de Poesias ocorreu no dia 02/12/2009, onde a comunidade escolar foi convidada para assistir. Os 24 alunos representantes das oito turmas foram responsáveis por um espetáculo. A preparação dos alunos garantiu ótima compreensão e interpretação das poesias escolhidos entre elas "Serenata", "Meu Sonho", "A Chácara do Chico Bolacha,"Ou Isto ou Aquilo", "As Meninas", "A Bailarina", "Cavalinho Branco", "Leilão de Jardim" e "Reinvenção".

A coordenação do projeto é de responsabilidade da coordenadora pedagógica da SMECD professora Eli Terezinha Xavier Donatti, com auxilio das professoras Deisi Silveira, Ediline Rossi e Karin Dias e Maria Emília Lubian