27 de outubro de 2009 as 09:18 / Educação, Sem categoria

Presidente do CME participa de Encontro Nacional

A presidente do Conselho Municipal de Educação de Não-Me-Toque, Saionara Palharini, participou nos dias 18, 19 e 20 de outubro, em Brasília, do II Encontro Nacional dos Conselhos de Educação.

No evento estiveram reunidos Conselheiros Municipais, Estaduais e do Conselho Nacional de Educação sob o tema: "A construção do regime de colaboração entre os órgãos normativos dos sistemas de ensino".

Os objetivos do encontro foram: troca de experiências entre os Conselhos, fortalecimento do Regime de Colaboração, preparação das CONAEs Estaduais – Conferências Estaduais de Educação, proposições de encaminhamentos para o novo Plano Nacional de Educação e socialização das premissas conceituais das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica.

Também foi apresentado pelo Conselheiro Nacional de Educação, Francisco Aparecido Cordão, o documento com os dez desafios do novo Plano Nacional de Educação que também foi discutido pelos participantes do encontro. A Educação à Distância também foi debatida no encontro, que foi de suma importância para a Educação, pois foi um momento que Conselheiros das três esferas públicas discutiram em nível de igualdade questões pertinentes aos sistemas de ensino, trabalhando efetivamente o Regime de Colaboração.

O Ministério da Educação financiou o Encontro para todos os participantes, a fim de viabilizar a participação de Conselheiros de todo Brasil.