Vice-Prefeita, Teodora Lütkemeyer, recebeu prêmio Sementes da Vida
A vice-prefeita de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer, foi homenageada, pelo Governo do Estado através da Emater/RS-Ascar com o troféu "Sementes da Vida". A premiação foi para mulheres que se destacam em suas atividades, a premiação foi entregue durante o Encontro Regional de Mulheres Rurais, em Ernestina.
Teodora Lütkemeyer recebeu o troféu na Categoria Política, em reconhecimento ao seu trabalho desenvolvido junto à comunidade Nãometoquense. Além de ter sido eleita a primeira vice-prefeita do município, na carreira política Teodora Lütkemeyer se destacou coordenando vários projetos educativos e pedagógicos enquanto Secretária de Educação, Cultura e Desporto, além dos trabalhos de estudos do atual Plano de Carreira do Magistério Municipal e a implantação da Educação de Jovens e Adultos.
Um grupo de mulheres de Não-Me-Toque, organizado pela extensionista da EMATER Lisiana Ramos e pela Enfermeira da Secretaria de Saúde Jussara Salvadori, estiveram prestigiando o evento promovido pela EMATER-ASCAR e ficaram muito felizes em participar da homenagem conferida à Vice-Prefeita Teodora.
A distinção foi concedida também às mulheres que se destacaram pelo trabalho em prol das comunidades rurais. Foram premiadas 12 mulheres com atuação em diferentes áreas. Dessas, cinco extensionistas da Emater/RS-Ascar que se sobressaíram com trabalhos nas áreas de segurança e soberania alimentar e nutricional, promoção e organização social, geração de renda, gestão ambiental e educação e promoção em saúde receberão homenagens.
O prêmio foi criado pelo artesão, do município de Rolante, Valério Voltz, assistido pela Emater/RS-Ascar, que utilizou a figura da mulher e o trigo para expressar o significado do Prêmio Sementes da Vida. Uma comissão técnica multidisciplinar formada por representantes da Emater/RS-Ascar identificou as personalidades destaques de cada área para receber o Prêmio.
A relação das premiadas:
Destaque Externo
Categoria Política – Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer
Categoria Cultura – Leila Mertins – Cotrijal
Categoria Social – Janes Ciprandi
Categoria Economia – Eni Webber
Categoria Comunicação – Rosa Liberman
Categoria Ambiental – Ieda Almeida
Destaque Interno
Categoria Segurança e Soberania Alimentar – Extensionista Rosângela Dallagasperina
Categoria Promoção e Organização Social – Extensionista Odith Maria Fabris Cidade
Categoria Ambiental – Extensionista Dulce Filomena Rech
Categoria Educação e Promoção da Saúde – Extensionista Sandra Bianchetti
Categoria Geração de Renda – Extensionista Joice Trentin
Destaque Especial – Cleci Terezinha Koch
A diretora técnica da Emater/RS, Águeda Marcéi Mezomo, mentora do Programa Rio Grande Mulher junto a Emater/RS-Ascar ressaltou a importância da iniciativa para a valorização da mulher e expansão da agricultura familiar. "Mais do que ajudar nas tarefas da propriedade, as mulheres são as responsáveis pelo planejamento estratégico e o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais", disse à plateia. A diretora explica que a mulher tem um papel decisório importante junto à família e os eventos regionalizados do Rio Grande Mulher buscam potencializar o trabalho delas e a inserção nos processos de construção de políticas públicas.
O presidente da Emater/RS-Ascar, Mário Augusto Ribas do Nascimento, destacou durante a solenidade de entrega da premiação, acompanhada por cerca de 2 mil pessoas, que o Troféu Sementes da Vida foi instituído com o objetivo de reconhecer as mulheres gaúchas que com amor e dedicação trabalham em favor das comunidades rurais. "Precisamos valorizar as coisas boas que acontecem e quem defende os interesses e auxilia o meio rural e é isto que estamos fazendo aqui", ressaltou.
A governadora Yeda Crusius também recebeu da Emater/RS-Ascar, na tarde de sexta-feira (23), o Troféu Sementes da Vida, onde a Vice-Prefeita em exercício, Teodora Lütkemeyer e o Presidente da Cotrijal Nei César Mânica, estiveram presentes e reforçaram o pedido de pavimentação da RS 332 (Não-Me-Toque x Lagoa dos Três Cantos), destacando a importância da realização desta pavimentação e solicitaram início imediato das obras.