Natal Étnico confirma sucesso em sua 8ª edição
Natal Étnico confirma sucesso em sua 8ª edição
O show de abertura do Natal Étnico “Origens 2”, sábado 29 de novembro no poliesportivo municipal Breno Kirinus, mais uma vez surpreendeu e emocionou o público, confirmando ser preferencial dos nãometoquenses, que lotaram o ginásio.
Pelo oitavo ano consecutivo as associações culturais deram sustentação aos temas desenvolvidos em cena no palco. Este ano o destaque foi para a diversidade cultural existente no Município e as peculiaridades históricas de cada etnia.
Com um elenco formado na sua maioria por atores amadores locais, foi possível repetir o mesmo sucesso dos anos anteriores. O que poderia parecer monótono e repetitivo, pela reação participativa dos espectadores, tem-se a impressão que as festividades comemorativas ao natal étnico, são sempre uma novidade que nunca perde o encantamento e glamour. O espetáculo que teve duração de duas horas culminou com o tradicional “show pirotécnico”.
6º Festival Regional de Bandas Marciais e Musicais de Não-Me-Toque
A programação do Natal Étnico na praça Dr. Otto Schmiedt teve início no domingo (30/11), às 18 horas, com o festival regional de bandas marciais e musicais. Com estilos diferentes e repertório variado, as bandas fizeram a animação do público que foi chegando timidamente e aos poucos entrando no clima. Oito bandas participaram do evento que se estendeu até às 21 horas.
Estiveram representando os seus municípios as seguintes bandas: Banda Marcial Nicolau Vergueiro; Banda Musical Aurora, de Tapera; Banda Municipal de Ibirubá; Banda Municipal de Tupanceritã Dr. Nestor André Mantese; Banda Municipal 22 de Maio de Palmitinho; Banda Ex-Alunos La Salle de Carazinho; Banda Municipal 25 de Julho de XV de Novembro e a anfitriã Banda Marcial Municipal de Não-Me-Toque.
Chegada do Papai Noel, São Nicolau, participação da Escola de Ensino Infantil Girassol e show dos Formigos encerraram as apresentações da noite
A organização do evento preparou mais uma surpresa na noite de domingo (30), o que confirmou a versatilidade da programação: a chegada do Papai Noel e os duendes se deu de forma inusitada acompanhados de São Nicolau e seus assistentes Pedros Pretos, surpreendendo a todos que esperavam apenas o Papai Noel, o que era feito sempre em momentos diferentes, se deu conjuntamente. Desta forma se traduz: “O natal da diversidade cultural, integração e união dos povos”.
A participação dos alunos da Escola Infantil Girassol e do Coral Infantil Tio Tonico de Saldanha Marinho, deu um brilho todo especial à noite. Com a graça e dedicação inocente das crianças, sem perder o compasso. Com a orientação de professores da escola, os pequenos atores emocionaram, não apenas os pais, mas a todos que atentamente com olhares ávidos encheram-se de alegria.
Os Formigos
Quem são os Formigos, o que eles fazem? Essa era pergunta freqüente que todos faziam para os organizadores do Natal Étnico, desde quando começaram a circular os folders impressos da programação.
Muitas vezes alguma coisa é julgada “boa ou ruim”, pela sua aparência ou nome que leva: Os Formigos é a prova disso. O talento e a performance irreverente dos artistas justificaram de maneira positiva a contratação do grupo que deixou a galera de queixo caído e pedindo bis.
Interpretando musicas de Xuxa a Van Halen, com sátiras engraçadas, harmonia vocal e sintonia perfeita os rapazes mostraram que o nome FORMIGOS, também faz parte de uma estratégia criativa de um novo fenômeno musical que está surgindo.
Naturais da cidade de São Leopoldo/RS, os músicos estão residindo em São Paulo, onde buscam ampla divulgação da banda que se projeta com grandes perspectivas de sucesso e consagração.
E, o povo comenta: Que bom o show dos Formigos.