15 de agosto de 2007 as 17:07 / Governo, Sem categoria

Prefeitos pedem socorro RS 142

O Estado do Rio Grande do Sul enfrenta sérias dificuldades financeiras e não tem condições de cuidar de todas as suas estradas.

Essa foi à realidade anunciada pelo secretário estadual de Infra-Estrutura e Logística Daniel Andrade, em audiência realizada na capital terça-feira 14 de agosto de 2007, sobre a conservação da rodovia que vai de Victor Graeff a Carazinho, passando por Não-Me-Toque.

Na presença do presidente da Famurs, prefeito de Victor Graeff, Flávio Luiz Lammel e também o deputado Giovani Cherini, o prefeito em exercício de Não-Me-Toque, Dr. Piva, o prefeito de Carazinho, Alexandre Goellner, o vice-prefeito de Victor Graeff, Cláudio Alflen e vereadores dos três municípios e o presidente da Cotrijal Nei César Mânica, Daniel Andrade ponderou sobre as dificuldades financeiras do governo do Estado, afirmando "que não pode assumir um compromisso que não conseguirá honrar".

O secretário salientou, ainda, que 700 obras estão em aberto e que as empresas que prestaram o serviço não receberam pagamento.

"Enquanto isso não ficar resolvido não temos alternativas", disse Andrade.

De acordo com o secretário, dependendo do planejamento e remanejo dos recursos da CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) pelo Governo Federal, e que hoje estão sendo empregados na Rota do Sol, a Secretaria poderá destinar recursos para a recuperação de algumas rodovias, entre elas a RS 142.

As lideranças explicaram ao secretário as dificuldades enfrentadas.

A má conservação da rodovia, com asfalto comprometido na maioria do trecho e falta de acostamento em outros, bem como um grande número de árvores próximas à rodovia, já ocasionou grande número de acidentes com mortes.

Uma operação ‘tapa-buracos’ está fora de cogitação, já que não é suficiente.

O deputado Giovani Cherini, que morou em Não-Me-Toque e é conhecedor dos problemas da rodovia, disse que o mais importante da tarefa do Estado ao restaurar o trecho será salvar vidas.

Lembrou que na região há várias empresas que necessitam de boas estradas para escoar seus produtos e atrair novos investimentos. Segundo o parlamentar, "sem falar na Expodireto, nossa vitrine principal, organizada pela nossa Cotrijal, e que nos faz receber milhares de visitantes todos os anos", concluiu Cherini.

O secretário Daniel Andrade disse que equipes do DAER farão uma vistoria no local, e que os argumentos usados pelos prefeitos e lideranças desta região serão importantes para a definição da liberação de recursos para a melhoria no trecho. Afirmou que não faria nenhuma promessa e que, dentro das possibilidades, as obras poderão ser realizadas.