09 de abril de 2007 as 00:00 / Desenvolvimento, Sem categoria

Não-Me-Toque é a Capital da Agricultura de Precisão

No ano de 2000 foi dado início a um projeto pioneiro no sul do
Brasil para validar a tecnologia de Agricultura de Precisão: o projeto Aquarius. Desenvolvido em parceria entre a Fazenda Anna e as empresas Stara, Massey Ferguson, Cotrijal, Serrana Fertilizantes e a Universidade Federal de Santa Maria, o Projeto Aquarius aplica a tecnologia e sistematiza resultados com o objetivo de demonstrar a viabilidade da agricultura de precisão. Com o ingresso da Cotrijal em 2005 o projeto saltou da Fazenda Anna para propriedades de associados da cooperativa em 11 municípios na região.
O aumento da uniformidade das lavouras e a racionalização no uso de insumos entre 20% e 30% estão entre os principais avanços, além de um incremento médio de 9% da produtividade e elevação de rentabilidade. Em áreas de milho colhidas nesta safra, dentro do projeto, o rendimento médio chegou a 9 mil kg/ha, contra a média estadual de 3,9 mil kg/ha. Capital da agricultura de precisão. Através da lei nº 3.343 de 26 de janeiro de 2007, por iniciativa do prefeito Armando Roos, os poderes Executivo e Legislativo concederam ao município de Não-Me-Toque o título de Capital da Agricultura de Precisão, tendo como base o Projeto Aquarius.

Durante a abertura oficial da Expodireto Cotrijal, no dia 12/3, que contou com a presença da governadora Yeda Crusius e de várias autoridades locais, estaduais e nacionais, foi realizado o lançamento do prêmio “Produtor Top em Precisão”, que será concedido aos agricultores do município de Não-Me-Toque, participantes do Projeto Aquarius, visando o desenvolvimento e o incentivo à agricultura de precisão.
As empresas Massey Ferguson, Augustin & Cia Ltda., Stara S/A, Cotrijal, Fazenda Anna e a Universidade Federal de Santa Maria receberam uma placa de reconhecimento.
 O prêmio será concedido anualmente, durante a Expodireto, a um participante escolhido por uma Comissão Especial, composta por representantes das empresas e instituições integrantes do Projeto Aquarius e por um representante do poder executivo municipal.
O agricultor contemplado com o prêmio receberá a título de incentivo, 15 toneladas de calcário e duas toneladas de fertilizante, de acordo com recomendação técnica.
Gilson Trennepohl, diretor presidente da Stara, recebeu das mãos da governadora Yeda Crusius uma placa marcando seu idealismo como mentor e grande incentivador do projeto Aquarius.
Gilson recebeu o mérito destacando a participação do gerente de tecnologia da Stara, Cristiano Pain Buss que coordena a participação da empresa no projeto, e do filho Fernando Trennepohl, que desde os 15 anos trabalha com agricultura de precisão, como importantes difusores da tecnologia.