08 de fevereiro de 2007 as 00:00 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Patrulha Agrícola ganha novos equipamentos

Prestadora de serviços aos pequenos agricultores não-me-toquenses, a Patrulha Agrícola recebeu, no dia 2 de fevereiro, mais dois equipamentos agrícolas adquiridos pela Prefeitura Municipal. Os recursos foram destinados pelo Ministério da Agricultura através de emenda parlamentar do ex-deputado federal Francisco Turra PP/RS), no valor de R$ 40.000,00.
Após a entrega de um distribuidor de fertilizantes e sementes a Patrulha Agrícola recebeu também uma multiplantadeira para culturas de inverno e verão.
Os critérios para utilização dos implementos são definidos pela Patrulha Agrícola, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Produção.
A multiplantadeira que foi adquirida através de licitação que seguiu as características técnicas e o menor preço, tendo como vencedora a empresa não-me-toquense Sol Sul, pelo valor de R$ 28.000,00.
Conforme o vendedor da empresa, Valdomiro Souza, o implemento pode proporcionar excelentes resultados para o agricultor, dependendo do operador e das condições do terreno.
A Patrulha Agrícola visa melhorar e facilitar o trabalho dos agricultores familiares não-me-toquenses, tendo em vista os altos custos para aquisição ou alocação de equipamentos como tratores, plantadeiras, distribuidores de adubo, entre outros.
A Patrulha Agrícola tem como objetivos principais proporcionar melhores condições de trabalho, diminuir custos de produção, aumentar a produtividade e rentabilidade, capacitar a mão-de-obra agrícola, além de proporcionar tecnologia e melhora significativa na qualidade de vida da população de baixa renda e pequenos agricultores.
Entre os principais serviços, a Patrulha Agrícola tem a função de disponibilizar serviços de roçadas, subsolagem e encanteiramento no perímetro urbano. No interior, os serviços são realizados pela ANPSAT (Associação Não-Me-Toquense de Prestação de Serviços e Assistência Técnica), que utiliza equipamentos da Patrulha Agrícola, cedidos através da Lei nº 2.731.
A Associação Não-Me-Toquense de Prestação de Serviços e Assistência Técnica (ANPSAT) foi criada em 2002 com o objetivo de operacionalizar a utilização das máquinas da Patrulha Agrícola mecanizada, prestando serviços ágeis e eficientes aos seus utilitários. Atualmente presidida por José Luiz Gobbi, a Anpsat tem Osmar Klassner como responsável pelos serviços no interior.
Os valores cobrados para a prestação de serviços são regulados por litros de diesel.
Em 2006, a Patrulha Agrícola realizou 31,4 horas de roçadas; 34,1h encanteiramentos; 38,15h de subsolagem e 62 serviços de subsolagem em terrenos. As atividades no perímetro urbano são realizadas pelo operador de máquinas José Luís Kaempfer.
Os valores cobrados por hora trabalhada variam de R$ 20,00 a R$ 27,00 para a realização dos serviços com a utilização de trator, roçadeira, encanteirador e subsolador.
Os serviços realizados com a utilização da retroescavadeira chegam a R$ 45,00 por hora trabalhada.
Atualmente a Patrulha dispõe dos seguintes maquinários e equipamentos para a realização de serviços: Trator Agrícola MF 265/2; Trator Agrícola MF 275/2; Plantadeira Vence Tudo PA 5300; Plantadeira Adubadeira KF PSM 5030 A; Plantadeira Vence Tudo AS 14600; Pulverizador Agrícola Jacto Modelo Condor H-12/75; Roçadeira Hidráulica Mec Rul; Enxada Rotativa Lavrale e Plaina Hidráulica Stara.
Maiores informações sobre a Patrulha Agrícola e a Anpsat podem ser obtidas com Maria Elise Ludwig na Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Produção, ou pelo fone 3332-3177.