Agentes de saúde promovem crescimento social em NMT
Em Não-Me-Toque o trabalho realizado pelas agentes de saúde vai muito além das visitações realizadas diariamente às residências nos bairros do Município, controle do peso de crianças e auxílio durante as campanhas de vacinação entre outras atividades da Secretaria Municipal da Saúde.
As agentes de saúde identificam as necessidades da população e o que pode ser feito para melhorar suas condições de vida.
Com base nesta visão, as agentes Angela Vicari e Andréia Goergen Marques, bem como em outros bairros da cidade, realizam semanalmente um encontro de mulheres no bairro Industrial, com o objetivo de promover informação, cultura e lazer às integrantes.
O grupo 100% Ativas, que já se reúne há três anos, está realizando os encontros de forma itinerante. Com o término do contrato de locação da sala de reuniões junto ao salão da comunidade católica do bairro, as mulheres estão realizando os encontros nas casas das participantes.
Medida esta que não interferiu na realização das reuniões.
Os encontros servem para a troca de experiências e sugestões de artesanato, culinária e temas relacionados à saúde da mulher, que são abordados por profissionais da saúde como médico, fisioterapeuta, psicóloga e outros. Entre as técnicas de artesanato mais desenvolvidas pelo grupo está o crochê, amarradinho, tricô, fuxico, tear, ponto cruz, pom-pom e os trabalhos em jornal.
As agentes que coordenam os trabalhos salientam que todo o material utilizado na confecção dos produtos de artesanato é adquirido pelas próprias mulheres.
“Em muitos casos, as técnicas ensinadas durante os encontros servem como fonte de renda para algumas famílias”, explicou Andréia Marques.
Anualmente o grupo que conta com a participação de aproximadamente 30 integrantes, realiza um passeio até o Parque Clube da Lagoa, em Lagoa dos Três Cantos. Momentos de alegria e muita descontração são experimentados pelas integrantes e familiares. Neste ano o passeio está marcado para o dia 14 de fevereiro.