6º Natal Étnico superou expectativas no show de abertura
O Natal Étnico Festa dos Povos, de Não-Me-Toque, é o único evento no gênero no Estado do Rio Grande do Sul, fazendo parte do Calendário de Eventos do Estado. Para os não-me-toquenses este é um motivo de muito orgulho e satisfação.
O evento teve sua estréia no sábado, 25 de novembro, nas dependências do Ginásio Poliesportivo Municipal Breno Kirinus e se estenderá até o dia 31 de dezembro.
Um palco foi montado na praça Dr. Otto Schmiedt para as apresentações artísticas e shows que são realizados de sexta a domingo, com início às 20h30min. Comidas típicas nas casas étnicas e muita integração entre a comunidade de Não-Me-Toque e da grande região, integram as comemorações da 6ª edição do Natal Étnico.
O principal objetivo do evento é despertar para o espírito natalino e homenagear todas as etnias e raças, que compõem o povo de Não-Me-Toque.
Cerca de três mil pessoas lotaram o ginásio para apreciar o espetáculo com o tema: Nascimento de Cristo, que contou com a participação de 50 atores locais. Totalmente criado e produzido pelo Município o show contou com a participação especial do Tenor não-me-toquense Luiz Carlos Wiedthauper; do Barítono, José Barrios e da bailarina Cíntia Schwingel, estes foram os responsáveis pela direção artística. A participação da Soprano Uruguaia, Isabel Barrios, estrela da Orquestra Filarmônica e da Orquestra do Mercosul foi o ponto alto do show levando a platéia ao ponto máximo de emoção.
A cantora ainda interpretou Ave Maria, em dueto com os cantores Luiz Carlos e o José Barrios. Entre outras canções, Noite Feliz encerrou a apresentação do trio. Logo em seguida, do lado de fora do poliesportivo um belo show pirotécnico culminou a abertura das festividades comemorativas ao Natal.
ELENCO COMPOSTO PELAS ETNIAS:
Representantes da Unegro, Representantes dos grupos Alemães: Immer Lustig Und Durstig e Kulturel Gruppe Tanzen Ist Leben; Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Michelangelo; Associação Holandesa; CTG Galpão Amigo; Grupo Passos; Bruna Grams no papel de Maria; Gregori Bentz no papel de menino Jesus; Cristian Kissmann no papel de José; Mateus Keller no papel de Anjo Gabriel.
SOLISTAS:
José Barrios como Barítono, diretor de iluminação e coordenador de Cena; Luiz Carlos Wiedthauper como Tenor e diretor geral. Participação especial da Soprano Uruguaia, Isabel Barrios; Coordenadora de Cena e do Grupo Passos, Cíntia Schwingel.
MÚSICOS:
Pianista, Janete Hartman; Violonista, Douglas Vinicius de Brumm; Acordionista, Jéferson de Oliveira.
NARRADORES:
Representando as Entidades religiosas, Frei Vanderlei Batista Fiel e Pastor Jacson Luiz Muller, com as crianças integrantes das Etnias. CENOGRAFIA E FIGURINO:
Johanna Guilhermina Van Schaik e Lucia Maria Liska.
ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO:
Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Produção, Jair Selomar Kilpp, Michele Dillemburg e Josie Willig.
APRESENTAÇÃO: Rafael Francisco de Assis da Silva.