06 de outubro de 2005 as 00:00 / Saúde, Sem categoria

I Semana de Prevenção e Controle do Câncer de mama

Na primeira Semana de Prevenção e Controle do Câncer de Mama, realizada pela Secretaria Municipal da Saúde, de 26 à 30 de setembro de 2005, com o objetivo de promover o incentivo ao exame clínico de mamas, mobilizou-se um grande número de homens e mulheres na busca de maiores informações e conhecimento em relação ao diagnóstico precoce.

As atividades iniciaram com a distribuição de folders informativos sobre o auto-exame de mamas nas ruas da cidade. Nas salas de espera das sete unidades de saúde ocorreram orientações e demonstrações dos achados clínicos através de materiais didáticos (mamamiga, cartazes e folders). No dia 29 de setembro realizou-se na Câmara de Vereadores uma palestra com o Dr. Diógenes Basegio, presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, com o tema “Prevenção ao Câncer de Mama”, onde expôs a necessidade da realização do auto-exame, os fatores de riscos existentes, os sinais e sintomas do câncer, os tratamentos usados para a cura e reabilitação do paciente, fechando assim a Semana com a avaliação de todos os achados clínicos encontrados através dos encaminhamentos com o ginecologista e exames de mamografia.

Durante a Semana foram realizadas as seguintes atividades:

113 palpações nas unidades de saúde;
143 participantes da palestra com o Dr. Diógenes Basegio;
350 participantes das salas de espera nas unidades de saúde;
1800 folders distribuídos nas ruas do centro da cidade.

Das 113 palpações realizadas, oito foram encaminhadas para a consulta com o ginecologista e realização de mamografia.

Através dos gráficos conseguimos observar que se obteve um grande número de participantes durante a I Semana de Prevenção ao Câncer de Mama em relação às atividades relacionadas anteriormente, alcançando uma média de 57,48 % de orientações e palpações em relação ao número da população feminina de 15 à 49 anos de idade do município.

Para a II Semana de Prevenção e Controle do Câncer de Mama, que se realizará na última semana de setembro de 2006, esperamos alcançar um número maior de aliados na batalha da vida. Fique de olho e faça o Auto Exame de Mama.