03 de outubro de 2005 as 00:00 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Realizada em Não-Me-Toque a XI Plenária do Fórum Estadual de Conselhos

Nos dias 29 e 30 de setembro de 2005 realizou-se, no Parque da Expodireto-Cotrijal em Não-Me-Toque, a XI Plenária do Fórum Estadual de CMEs/RS. O Encontro foi organizado pela direção do Fórum de CMEs/RS, Conselho, Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal de Não-Me-Toque.

O Encontro atingiu um dos seus objetivos que é interiorizar o encontro. Até então, as plenárias se realizavam sempre na grande Porto Alegre. O número de participantes ultrapassou a 400 pessoas de 120 municípios do Rio Grande do Sul.
A XI Plenária privilegiou nas palestras, painéis e relatos de experiências o debate sobre questões relevantes da política educacional, em nível nacional, estadual e municipal. Confrontou idéias divergentes e buscou construir uma síntese que orientou a elaboração da carta deste encontro. O documento manifesta a posição dos conselhos sobre questões da política educacional. A plenária deste ano teve como eixo temático: “Qualidade Social em Educação – Relações e Responsabilidades”, com os seguintes painéis: 1)“Gestão Democrática e o Papel dos Conselhos Municipais de Educação”; 2)“Ensino Fundamental a partir dos 6 anos de idade e com 9 Anos de duração”; 3)“Educação Inclusiva: Direito a Diversidade”, com a participação da UNDIME, MEC, CNE, CEED, UPF, UNCME, UFRGS, FEVALE, UNESCO e Ministério Público.
Nesta Plenária, Darci Bueno da Silva, foi eleito o presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação/RS. No Rio Grande do Sul há duas entidades que representam os Conselhos Municipais de Educação do Estado, o Fórum Estadual de CMEs/RS a qual a presidência já estava com o professor Darci e a UNCME/RS, tendo como presidenta, Vitalina Gonçalves de Gravataí. Com a eleição do professor para dirigir também a UNCME/RS, a tendência é a alterações dos regimentos das duas entidades, procurando unificá-las em uma única.
No dia 05, 06, e 07 de outubro de 2005 o professor Darci estará representando os Conselhos Municipais do Rio Grande do Sul no XV Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação que se realizará no município de Serra no estado do Espírito Santo.