20 de junho de 2005 as 00:00 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Professsor Darci Bueno Faz Primeiros Contatos Como Presidente do Fórum

No dia 17 de junho, sexta-feira, professor Darci Bueno da Silva esteve em Porto Alegre para manter os primeiros contatos como novo presidente do Fórum Estadual de Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul. As 9h30min esteve em audiência com a presidente do Conselho Estadual de Educação, Sônia Mara S. V. Fonseca, tratando:

– Continuidade da parceria entre o Conselho Estadual e o Fórum Estadual dos CMEs/RS no que se refere ao debate e normatização da educação do Estado.

– Normatização da Educação Infantil e Ensino Fundamental de 9 anos a partir dos 6 anos de idade, onde já ficou agendado um encontro do Conselho Estadual e Fórum de CMEs/RS com os coordenadores das regionais para o final de julho para debater o assunto.

– Delegação de Competência do CEE para os Conselhos Municipais de Educação dos municípios que não possuem sistema próprio.

– Convite para o Conselho Estadual para a XI Plenária de Conselhos Municipais/RS que estará acontecendo provavelmente em setembro em Não-Me-Toque/RS, já ficou confirmado a presença do CEE, neste evento.

– A implantação do Ensino Médio Profissionalizante de Técnico em Mecânica na Escola Sete de Setembro.

As 11 horas esteve na FAMURS em audiência com a presidente do Secretários Municipais de Educação do Rio Grande do Sul – UNDIME, a secretária de Educação de Caxias do Sul, Mariza de Abreu, tratando da parceria do UNDIME e o Fórum de CMEs/RS na organização de conselhos municipais de educação nos municípios que o ainda não a possuem e capacitação dos conselheiros. Também pautaram a reunião os assuntos: Ensino Fundamental de 9 anos, homologação dos atos dos CMEs, agenda de reuniões e eventos, plenária e outros…

A tarde esteve no Tribunal de Contas solicitando designação de um consultor técnico para trabalhar com os Coordenadores das Regionais de CMEs/RS na reunião do dia 24 de junho na FAMURS. Neste dia a temática será : CME como ordenadores de despesas própria.

E no final da tarde esteve em Gravataí. Aproveitou a estada na cidade para uma reunião com o Conselho Municipal de Educação e manteve contato com a Secretária Municipal de Educação. Recebido pela secretária Romi Leffa Cardoso e pelo secretário-adjunto, José Luiz Ribeiro, o professor Darci conheceu projetos e programas desenvolvidos pela SMED de Gravataí. Na ocasião, recebeu o convite para integrar a comissão executiva, que vem preparando o Encontro Internacional de Educação, que vai acontecer no dia 9,10,11 e 12 de novembro, no Parque Municipal de Evento, em Gravataí.

No dia 23 e 24 de Junho o professor Darci estará em Porto Alegre, na sede da FAMURS, realizando o primeiro encontro da nova direção do Fórum com os Coordenadores das Regionais.

FÓRUM ESTADUAL DE CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO – RS

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NÃO-ME-TOQUE – LEI 1269/92