06 de maio de 2005 as 00:00 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Assessoria da Assistência Social do Estado Veio Conhecer Trabalho em N

Esteve visitando Não-Me-Toque durante os dias 27 e 28 de abril, Darly Salazar Pereira, assessora técnica do Departamento de Assistência Social (DAS) da Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do governo estadual.
A assessora veio ao município para conhecer o trabalho realizado no departamento de assistência social e esclarecer dúvidas sobre a elaboração do Plano Plurianual de Assistência Social para 2005.
Na manhã do dia 28/4, a assessora esteve reunida com representantes de 15 municípios, promovendo uma capacitação regionalizada, tratando específicamente sobre o uso da planilha plurianual de prioridades, metas e recursos, que devem ser atualizadas anualmente, comentou Ivali da Silva …..
Outro assunto amplamente discutido foi a implementação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), constituído pelo conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios no âmbito da assistência social prestados diretamente, ou através de convênios com organizações sem fins lucrativos, por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo poder público. O Sistema Único deverá regular em todo o território nacional a hierarquia, os vínculos e as responsabilidades do sistema cidadão de serviços, benefícios e ações de assistência social, de caráter permanente ou eventual.
Segundo Ivali, a assistência social deverá funcionar nos mesmos moldes da Secretaria de Saúde, tratando dos níveis de baixa, média e alta complexidade.