11 de fevereiro de 2010 as 11:30 / Governo, Sem categoria

Teodora cumpre agenda em Porto Alegre

Cumprindo agenda em Porto Alegre, a Vice-Prefeita, acompanhada de autoridades locais, esteve no dia 10 de fevereiro em audiência na Sedai – Secretaria do Desenvonvimento e Assuntos Internacionais com Márcio Biollchi e Equipe Técnica da Caixa RS – Sr. Sextilho e Sra. Djanete. Foi apresentada a documentação que formaliza a proposta de financiamento para aquisião das instalações do prédio da Fábrica de Calçados Reichert para instalação de Incubadora  Industrial. O valor a ser financiado pela Caixa RS será de R$ 700.000,00. Com este empreendimento poderão ser atendidas 5 novas empresas e ainda novas instalações para os cursos do SENAI. A aprovação vai depender de criteriosa  análise técnica contábil, financeira e de engenharia.

Na Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social verificou-se a tramitação do convênio que viabiliza a instalação de novos PROCONs nos municípios. Devido a entraves burocráticos, a Secretaria ainda não formalizou os convênios e vai solicitar novos dados orçamentários e de Legislação (LDO, LOA e LPA) referente a 2010.

O Presidente da Assembleia Legislativa, Dep. Giovani Cherini, recebeu a comitiva  – Vice-Prefeita, Secretário de Gabinete, Vereadores e Presidente da ACINT – que solicitou apoio para o encaminhamento de projeto junto à Governadora do Estado Sra. Yeda Crusius para a implementação de um Centro de Referência de Agricultura de Precisão em Não-Me-Toque, pois o Deputado foi autor da lei que concedeu o título a nível estadual. Também pleitearam apoio para aprovação de convênio para pavimentação com pedra regular no Distrito de São José do Centro, junto ao DAER. O presidente da Câmara, Vereador Valdir Kirst, formalizou a intenção da Câmara em conceder o título de Cidadão Honorário ao Deputado durante o ano de 2010.

Foi feito um agradecimento especial ao Deputado Jerônimo Goergen  pela concessão de auxilio de R$ 40 mil reais para aquisição de veículo para a Secretaria Municipal de Saúde, (a ser conveniado nos próximos meses). Solicitaram sua interferência junto à Secretaria de Educação e Secretaria de Obras para que o projeto de construção do novo prédio do IEE São Francisco Solano seja desvinvulado do pacote de processo com outras escolas do Estado, pois a não agililização de organização de documentação por parte de outras escolas tem entravado o andamento do processo no FNDE dentro do PAC.

Ao Dep. Pedro Westphalen agradeceram o apoio recebido para nossa região, especialmente Não-Me-Toque para pavimentação da RS 332 (NMT – Lagoa dos Três Cantos) e recapeamento da RS 142 Não-Me-Toque – Carazinho.

Em audiência na CORSAN  com Diretor Sérgio Luiz Klein, obtiveram a confirmação da inclusão de Não-Me-Toque no próximo grupo de municípios que terão a elaboração do Projeto Executivo de Esgoto.  Salienta-se que Não-Me-Toque já tem firmado novo cotrato de Programa de àgua e esgoto, e já tem elaborado o estudo de concepção, mas ainda está faltando o projeto executivo que instumentaliza o município e a Corsan a pleitearem recurso para construção de rede de esgoto. O projeto tem um custo de R$ 600.000,00 a 800.000,00, será custeado pela Corsan e deverá ter um tempo de elboração que oscila entre 1 ano a 1 ano e meio.  Destaca-se que este é um passo fundamental para que efetivamente a rede de esgoto tenha um estimativa de custos e de impacto ambiental no samenento do Município. Sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico, que deverá ser elaborado ainda em 2010, a Corsan dará suporte especial quanto aos itens de água e esgoto.

Na Secretaria de Seguraça Publica, verificaram o andamento do convênio  entre Estado e Município sobre o serviço de videomonitoramento.

O Presidente da ACINT, Sr. Sandro Willig, aproveitou a oportunidade e solicitou patrocínios aos Deputados Giovani Cherini, Márcio Biolchi e Jerônimo Goergen para a 4º edição da EXPO NÃO-ME-TOQUE, que será realizada no início de dezembro.