02 de dezembro de 2009 as 11:30 / Saúde, Sem categoria

Reunião do Conselho Gestor Regional de Saúde

O Conselho Gestor Regional de Saúde, da 6ª Coordenadoria Regional , que abrange 58 municípios da região do Planalto Médio, reuniu-se na data de 01 de dezembro em Passo Fundo. Conduzida pelo Secretário Pedro Fioravante Edmundo Piva, coordenador adjunto, tratou de diversos temas relacionados ao atendimento da saúde da população, tais como o funcionamento da casa da gestante em Carazinho e Passo Fundo (para pacientes de alto risco); grupo de trabalho em vigilância sanitária; relatório sobre as prioridades principais, compiladas nas Conferências Municipais de Saúde. Em relação a estas conferências, um dos temas mais discutidos foi o da responsabilização dos usuários do sistema, pela sua própria saúde, com uso racional de medicamentos, dependências químicas e promoção da saúde preventiva. Também foi objeto de explanação, pelo Dr. Nicolas, chefe do serviço de oncologia (câncer) do Hospital da Cidade de Passo Fundo, o atendimento realizado naquela instituição, relatando que são atendidos cerca de 1.000 pacientes/mês, por uma equipe de 32 profissionais, sendo 04 médicos oncologistas. A busca por novos atendimentos soma 30 casos/mês.Disse o referido médico que  o Hospital da Cidade é o que mais atende serviços de oncologia da região Nova reunião ocorrerá em 05 de janeiro de 2010, ocasião em que os municípios deverão apresentar seus planos municipais de saúde para os próximos 04 anos. O Plano Municipal de Saúde de Não Me Toque já foi entregue à 6ª CRS, após passar pela apreciação do Conselho Municipal de Saúde e pela homologação do chefe do Poder Executivo Municipal.