28 de outubro de 2009 as 09:43 / Governo, Sem categoria

Cônsul da Holanda recebe não-me-toquenses

Ingrid de Kroes, cônsul da Holanda no Rio Grande do Sul, organizou recepção que reuniu representantes dos Países Baixos e um grupo de empresários gaúchos em sua residência na noite de 21 de outubro. A reunião de negócios teve foco no setor agrícola e de ensino, com participação especial da delegação não-me-toquense chefiada pela vice-prefeita Teodora Souilljee Lütkemeyer, que tratou das comemorações do centenário da imigração holandesa no Brasil a ser comemorado em 2011.

Entre os convidados estavam o Cônsul Geral da Holanda de SP, Lois Piet, com quem a vice-prefeita e os demais membros da comissão do centenário –  secretário de Desenvolvimento Jair Kilpp, o vereador José Aloísio de Souza, o presidente da Associação Holandesa Harrie Stapelbroek e o ex-presidente Willybrordus van Lieshout – pediram apoio para a instituição oficial do ano Brasil-Holanda em 2011. O objetivo é estimular o turismo e os intercâmbios comerciais a partir da divulgação com as comemorações oficiais. O cônsul prometeu apoio às festividades e que vai defender no governo holandês a oficialização do ano Brasil-Holanda.

Lois Piet também recebeu o convite para participar da Expodireto Cotrijal, feira internacional de agronegócios realizada em Não-Me-Toque no mês de março.

Em conversa com o diretor da Nuffic-Neso, Remon Daniel Boef, que trata de intercâmbios de estudantes, Teodora Souilljee Lütkemeyer e Jair Kilpp explicaram a parceria da empresa não-me-toquense, Stara, com a Universidade Federal de Santa Maria no desenvolvimento do projeto de Agricultura de Precisão, o que deu o título de Capital Nacional da Agricultura de Precisão para Não-Me-Toque. Boef ficou muito interessado e prometeu visitar o município.

Também participaram da recepção o chefe da Agência Comercial Holandesa no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Erik Baudoin, que analisa parcerias entre empresas holandesas e gaúchas; o representante do setor de agronegócios da Embaixada da Holanda, sediada em Brasília, Bart Vrolijk; a secretária de assuntos econômicos da Embaixada do Reino dos Países Baixos, Anna Schueler.

Como convidada especial, a delegação não-me-toquense levou uma representação do grupo de danças De Tulp e o tenor Luiz Carlos Wiedthauper, que se apresentaram para os 35 convidados da Cônsul Ingrid de Kroes recebendo muitos cumprimentos.