02 de junho de 2009 as 15:09 / Administração e Planejamento, Sem categoria

FMPP – Fórum Municipal de Participação Popular encerra encontros

FMPP – Fórum Municipal de Participação Popular.

Destaque na maioria das administrações populares, que enxergam um governo para além da democracia representativa, o Fórum Municipal de Participação Popular, iniciou os trabalhos em 22/04/09, por iniciativa da Administração Municipal. Foram 11 encontro nas comunidades rurais e urbanas, esse mecanismo contribui para a formação cidadã e abriu espaço para que a população apontasse as prioridades de investimentos sobre as ações do poder público.

Através do FMPP a população pode definir como será a aplicação dos recursos em obras e serviços. Nesse sentido, a comunidade e a Prefeitura compartilham decisões, recursos, experiências e responsabilidades. Entre os 11 eixos de ações algumas das demandas apontadas pelas comunidades foram: Habitação com construção de moradia e reformas de casas. Infra-estrutura urbana e rural com manutenção das estradas e pavimentação. Promoção da Qualidade de Vida com diversas ações na área da saúde, educação, cultura, lazer, esporte e ação social. Segurança do Cidadão com vários apontamentos neste Fórum de Participação Popular.

O Fórum de Participação Popular pode ser considerado o carro chefe dessa gestão democrática. Porém, outros instrumentos de participação ajudam a definir, em acordo com a população, as políticas públicas a serem implementadas no Município. O planejamento plurianual (Plano Plurianual) para os próximos quatro anos será elaborado através das ações e prioridades apontadas no FMPP.

Os dois últimos encontros do FMPP foram realizados um no Salão da Comunidade Cristo Rei que envolveu as comunidades do Centro, Bairros Martini, Boa Vista e Vila Nova e o outro na ACINT onde a diretoria convidou seus associados para participar deste momento único.