22 de março de 2020 as 08:00 / Administração e Planejamento

Mudanças no atendimento dos Órgãos Públicos de Não-Me-Toque

Devido à gravidade da pandemia de coronavírus, a Administração Municipal vem através da Secretaria de Saúde e do comitê de emergência vem adotando uma série de medidas afim de combater o avanço do vírus no âmbito do Município.

As aulas já encontram-se suspensas por um período de 15 dias e as UBS de Saúde tiveram alteração no seu atendimento afim de evitar a aglomeração de pessoas e superlotação do sistema de saúde.

O Centro Administrativo e demais Secretarias Municipais trabalharão meio turno em regime de expediente interno a partir de segunda-feira, 23, das 8:15h às 11:30h atendendo somente casos urgentes.

Na Junta Militar, seguindo as orientações da diretoria do serviço militar estão suspensas por 60 dias as solenidades e emissão de documentos. O alistamento para classe 2002 tem absoluta prioridade para o alistamento on-line pelo site: www.alistamento.eb.mil.br

Documentos de identidade só serão emitidos em casos de necessidade extrema comprovada. E, ainda assim, será preciso fazer o agendamento do serviço. Não haverá mais atendimento por ordem de chegada, a medida vale também para documentos já confeccionados.

Boletins Epidemiológicos a respeito dos avanços relacionados ao vírus serão atualizados no site da Prefeitura Municipal que já dispõe uma aba “Coronavirus” em sua página inicial.

Recomendações

Que as entidades associativas, recreativas, religiosas, esportivas e outras entidades da sociedade civil organizada, cancelem ou suspendam temporariamente, pelo período de 60 dias, eventos em que esteja prevista a aglomeração de pessoas ou concentração expressiva de público, especialmente em locais fechados. Caso não seja possível cancelar o evento, que seja realizado sem a presença de público;

Que as empresas do município, dentro de suas possibilidades, evitem ou cancelem a realização de viagens por funcionários e o recebimento de pessoas oriundas de países, estados ou municípios onde haja circulação do coronavírus – Covid-19, bem como evitem a realização de eventos ou reuniões em locais fechados com aglomeração de pessoas;

Que as empresas que tenham funcionários em viagem para áreas contaminadas, dentro ou fora do país, orientem estas pessoas a observar eventuais sintomas e notificar a Secretaria de Saúde caso necessário;

Que observe-se a disponibilização de locais para lavar as mãos com frequência, e dispenser com álcool em gel na concentração de 70%, toalhas de papel descartáveis. Ampliar a frequência de limpeza de piso, corrimão, maçaneta e banheiros com álcool 70% ou solução de água sanitária;

Que todas as empresas e entidades do município adotem as medidas de higiene e etiqueta respiratória e orientem seus colaboradores neste sentido visando a prevenção quanto a disseminação do vírus, de acordo com orientação da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância Sanitária, especialmente:

– Lavar as mãos com frequência ou utilizar alcool gel 70º;

– Evitar tocar olhos, nariz e boca;

– cobrir o rosto ao espirrar ou tossir;

– suspender ou cancelar viagens;

– não compartilhar objetos de uso pessoal;

Que a população procure serviços de saúde, especialmente hospitalares, somente em casos de agravamento dos sintomas evitando a superlotação do sistema de saúde e prejudicando o atendimento de casos mais graves.