04 de março de 2020 as 11:00 / 21ª Expodireto

5º Entrevero das Nações mostra a cultura gaúcha a visitantes estrangeiros

A Expodireto Cotrijal é uma das maiores feiras do agronegócio internacional, focada em tecnologia e negócios, tem como principal objetivo aproximar o produtor do conhecimento, das informações, da tecnologia consagrada nos órgãos de pesquisa ou nas empresas privadas. Além da realização de negócios e inovação tecnológica, permite o intercâmbio de conhecimento, a troca de experiências e a oportunidade de integração com pessoas de diversos lugares do mundo, com distintas culturas.

O CTG Galpão Amigo, em conjunto com a Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e a Cotrijal, realizou na noite de terça-feira (3), o 5º Entrevero das Nações, momento para mostrar a hospitalidade do povo gaúcho, através de suas tradições, como sua comida típica e atividades artísticas.O prato típico escolhido foi o matambre.

Estiveram presentes visitantes da Alemanhã, Itália, Espanha, Argentina, Paraguay, Nigéria, Senegal, China, Israel, Reino dos Paises Baixos, Austrália e Estados Unidos da América. Na noite os representantes de cada país receberam um troféu de reconhecimento, o “Agri Global Market Reference Award” por sua representatividade e participação junto a Expodireto.

O CTG Galpão Amigo, levando a tradição além fronteiras

O Centro de Tradições Gaúchas Galpão Amigo foi fundado em 1973 por um grupo de não-me-toquenses dispostos a preservar as tradições e a cultura gaúcha no Município.

Ao longo destes 47 anos de existência tem marcado a atuação na comunidade de Não-Me-Toque e na região, levando o nome do município de Não-Me-Toque, Capital Nacional da Agricultura de Precisão, para além das fronteiras e integrando-se com a comunidade local com atividades artísticas, campeiras e culturais. Pratica também a inclusão social, a responsabilidade ambiental e a socialização de crianças, jovens e adultos, resgatando valores baseados na família e atendendo os princípios do tradicionalismo.

Aqui no Rio Grande do Sul, algo que muito se valoriza é a culinária gaúcha. Saborosa e rica em variedades, a gastronomia é uma mistura do tempero brasileiro, italiano e alemão, mas tendo como marca registrada o pampa. Após o jantar, as invernadas artísticas pré-mirim, mirim e adulta, conhecidos como Os Galponeiros apresentaram-se as delegações, mostrando a dança e as tradições cultivadas no CTG.

“Temos que parabenizar a Cotrijal por proporcionar este momento, afinal, os visitantes estão aqui buscando conhecimento e tecnologia nestes 5 dias de Feira e graças a Expodireto podemos mostrar um pouco da cultura gaúcha e da hospitalidade não-me-toquense”, comentou o Prefeito Pedro Paulo.

Presenças: Pedro Paulo Falcao da Rosa, Prefeito Municipal; Everaldo Quadros de Moura, Presidente da Câmara de Vereadores, e demais vereadores; Nei César Mânica, Presidente da Expodireto e da Cotrijal; Enio Schroeder , Vice-Presidente da  Cotrijal; Jorge Celito Zuffo, Patrão do CTG Galpão Amigo; Noeli Machri dos Santos , Secretária Municipal de Administração e em seu nome os demais secretários e Fatoumata Binetou Rassoul Correa, Embaixadora do Senegal, representando neste ato a Àrea Internacional da 21ª Expodireto Cotrijal