07 de novembro de 2019 as 10:08 / Saúde

Visão dos Alunos do Município será avaliada

Através de Convênio junto ao Hospital de Olhos, mais de 1500 alunos serão atendidos com testes de visão gratuitos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 43% dos problemas visuais em países em desenvolvimento como o Brasil são causados por alterações refrativas não corrigidas e até 80% de todas as deficiências visuais podem ser evitadas e/ou curadas. O ser humano desenvolve sua capacidade visual até os 7 anos de idade, os cuidados com a saúde ocular na primeira infância são fundamentais. Toda criança a partidos dos 3 anos até os 7 anos de idade deveria ter avaliada sua capacidade visual e ter a oportunidade de identificar e corrigir qualquer disfunção no campo visual a fim de evitar prejuízos no seu desenvolvimento e principalmente no rendimento escolar

Assim, a Administração através de uma articulação entre as Secretarias de Saúde e Educação, Lions Clube e Hospital de Olhos foi firmado o convênio para o desenvolvimento do projeto “Visão Perfeita” na manhã de quinta-feira (7), no Gabinete do Prefeito. Os custos para realização do projeto são oriundos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e sua autoria é do Vereador Claudio Trentin e Nerli Petry.

O Projeto

A aplicação de testes específicos e atualmente simples como o de auto refração possibilita identificar quais crianças necessitam de avaliações mais criteriosas possibilitando encaminhar somente aquelas crianças que apresentam algum tipo de alteração.

Eli Donatti, Secretária de Educação destaca que no âmbito escolar esta ação vai evitar que o aluno tenha seu rendimento afetado por dificuldades para leitura e entendimento que pode gerar repetência, evasão escolar e limitações na sua qualidade de vida.

Desta forma, a Administração estará assegurando a estas crianças seu bem estar, visando a melhoria da qualidade de aprendizagem e do interesse da criança aos estudos bem como dos cuidados e da atenção familiar.

O Secretário Marco Costa explica que a equipe do Hospital de Olhos realizará a testagem inicial e diagnostico da saúde visual/ocular de 100% das crianças de 3 aos 12 anos matriculadas nas escolas municipais para identificação de alunos com algum grau de deficiência visual. Alunos que apresentarem problemas de visão serão encaminhados para consultas e exames especializados, também gratuitamente.

Como mencionado pelo Prefeito Pedro Paulo, a ação deve ser reconhecida, uma vez que dentro da rede pública de ensino muitas famílias não tem condições para realização deste tipo de consulta e tratamento.  “Graças a esta parceria vamos estar mudando vidas! Diagnosticando precocemente e encaminhando ao tratamento adequado, vamos não somente evitar problemas futuros de visão como também assegurar o aprendizado e uma melhor qualidade de vida”, enfatiza Pedro Paulo.

Estiveram presentes na assinatura Ivan Paulo de Freitas, Administrador do Hospital de Olhos, Maria Helena Três Pedrotti, Presidente do Lions Clube de Não-Me-Toque Kátia Trentim, Presidente do Comdica de Não-Me-Toque, o Secretário de Saúde Marco Costa e demais Secretários, os Vereadores Claudio Trentin e Paulo Rodrigues.