23 de junho de 2008 as 16:22 / Saúde, Sem categoria

NMT está entre os 10 municípios de melhor qualidade em saúde no Brasil

A notícia é para encher de orgulho. Os 10 municípios que exibem os melhores índices de saúde no Brasil ficam todos no Rio Grande do Sul. Repetindo: todos são daqui, sem concessões a outros Estados. Sete estão agrupados em uma região imaginária que conta com serviços de excelência. Ela poderia ser chamada de Vale da Saúde.

ZH divulga com exclusividade o levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Ipea concluiu que os 10 melhores indicadores de saúde são os de Morro Reuter, Lindolfo Collor, Não-Me-Toque, Selbach, Nova Petrópolis, Canela, Monte Belo do Sul, Ipiranga do Sul, Igrejinha e Gramado.

Não-Me-Toque
O investimento na capacitação de profissionais fez com que os moradores de Não-Me-Toque, no norte do Estado, ganhassem melhor atendimento. Dois médicos percorrem as localidades do interior todas as semanas. Casos mais sérios que não podem ser resolvidos nos postos de saúde são tratados nos dois hospitais com os quais a prefeitura mantém convênio. Mas foi o investimento realizado em cursos para os profissionais que tornou diferenciado o atendimento prestado à população do município, conforme o prefeito Armando Carlos Roos (PP).

– Desde a cozinheira até o médico, agentes de saúde e de prevenção à dengue, todos fazem trabalho conjunto voltado ao atendimento mais humano. Isto faz a diferença – disse Roos.

Leia a matéria completa na Zero Hora, edição do dia 22 de junho de 2008, página (26).  zerohora.com