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27 de maio de 2019 as 09:37 / Saúde

Farmácia Popular passa por reformas para melhor atender usuários

Mudanças de sistema tornaram o atendimento mais lento, o que vem incomodando usuários que precisam aguardar mais tempo para retirar seus medicamentos.

Conforme determinação da portaria do Ministério da Saúde (GM/MS 1737/18 junho de 2018) foi criada uma transmissão de dados para a base nacional de dados de ações e serviços da assistência farmacêutica no SUS. O prazo de exportação dos dados relativos à farmácia foi de 18 de junho de 2018 até a data limite de 18 de março de 2019, a qual iniciamos em Não-Me-Toque a exportação (março).

Desde então, tal ação acarretou uma demora no atendimento da farmácia, pois conforme a equipe do local os dados exigidos para exportar ao Ministério da Saúde são muitos, o que causa uma demora na baixa no sistema do governo de cada receituário, pois os dados que constam nas receitas e que necessitam ser enviados foram ampliados (são dados que vão desde cadastro da pessoa vinculado ao SUS, unidade de atendimento – se é particular ou SUS, médico prescritor, numeração de receituários controlados, posologia prescrita– como a pessoa vai tomar o medicamento, e por quanto tempo, quantidade fornecida, se é tratamento ou uso contínuo).

Devido a esse fato, a Secretara de Saúde está buscando soluções para minimizar o problema da fila, uma das medidas que está em andamento é a obra de ampliação da farmácia, na qual já foi ampliada a parte da dispensação pelo estado que encontra-se concluída.

Ainda está sendo feita a troca de sala para o almoxarifado, que é usada como sala do centro de apoio para guardar medicamentos e conforme os profissionais do local é preciso passar no meio das pessoas para guardar e para retirar as caixas. Após o término das obras essa sala vai ser vinculada à farmácia, já foram modificadas as portas, aguarda-se orçamentos para colocar as prateleiras, que necessitam seguir normas sanitárias.

Outra etapa concluída é a sala para consulta farmacêutica que aguarda a colocação das portas. Mais um balcão foi instalado para agilizar o atendimento ao público, e consequentemente, diminuir o tempo de demora para dispensar os medicamentos. A Secretaria de Saúde também está comprando mais um computador que será utilizado para esse novo balcão, possibilitando mais um guichê de atendimento ao público.

Ainda estão sendo providenciadas alterações nas calhas de água da chuva e o fechamento do muro lateral, onde as pessoas aguardam atendimento, para diminuir o vento e frio durante a espera.

Paciência e Compreensão são necessárias

A Secretaria de Saúde pede a compreensão e paciência dos usuários no aguardo de atendimento

Sabemos que antes era rápido pois era exigido a baixa somente da quantidade fornecida, mas agora foram ampliados os dados necessários no Sistema” explica o Secretário de Saúde Marco Costa.

Já foram inseridas fichas de atendimento preferencial para que as pessoas dessa lista sejam atendidas mais rapidamente. Segundo informações da equipe da Farmácia o maior fluxo maior de atendimento se dá no turno da tarde, no início do mês, pós feriados, e nas segundas-feiras.

Sugere-se as pessoas com receituários de uso contínuos que evitem estes horários com maior fluxo.

A Secretaria de Saúde ressalta mais uma vez que a demora no atendimento se dá em virtude deste novo sistema do Governo Federal e que busca maneiras de agilizar a distribuição dos medicamentos!


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