26 de abril de 2018 as 14:37 / Administração e Planejamento

Gestores questionam atrasos no Projeto de Segurança Pública

O prefeito Armando Carlos e o Vice-Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa acompanhados pelo Vereador Charles Morais estiveram em Porto Alegre na terça e quarta-feira, 24 e 25 de Abril tratando de assuntos de interesse da municipalidade no INCRA e na Secretaria de Segurança Pública.

INCRA

A primeira reunião dos Gestores foi junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) onde foi agendada uma vida do Diretor Regional para verificar as obras em andamento no Assentamento Libertação Camponesa e averiguar as demandas da população daquela localidade.

A Administração negocia a escrituração das áreas para os moradores do Assentamento tendo em vista que já há prazo cumprido para que isso possa ocorrer. Conforme o Prefeito Armando estes moradores já estão inseridos na comunidade Não-Me-Toquense a anos, portanto tem demasiado interesse na escrituração de suas áreas, assim como possuem demandas que podem ser atendidas através de investimentos feitos pelo INCRA.

Outro assunto debatido foi referente ao projeto que trata de investimentos em termos de conservação de estradas, no qual são destinados R$ 5.000 por morador da localidade, recursos estes que poderão ser investidos na melhoria das condições de trafegabilidade no Assentamento caso seja aceito pelo INCRA.

Segurança Pública

Desde junho de 2017 o Município tem autorizado o repasse de duas emendas parlamentares para a execução do projeto de videomonitoramento, bem como a compra de equipamentos e veículos tanto para Polícia Civil quanto para Brigada Militar.

Junto a Secretaria Estadual de Segurança Pública o Prefeito questionou o porquê deste projeto ainda não ter saído do papel. A justificativa por parte do órgão é de que a licitação de veículos e equipamentos foi deserta, porém afirma que nova licitação já está publicada e será realizada dentro dos próximos dias para que esse que equipamentos possam ser comprados e repassados ao município.

Já no que diz respeito ao videomonitoramento discutiu-se a questão de implantação de um novo projeto de monitoramento desta vez com 30 câmeras um sistema mais moderno que já foi elaborado pela Administração Municipal, mas que precisa ser aferido pela Secretaria de Segurança.

Conforme Armando, na próxima semana o Vice-Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa e a equipe do Setor de Informática da Prefeitura estarão voltando a Porto Alegre para discutir mais a fundo esse novo projeto.

A Administração ainda tem outro projeto aguardando a assinatura do convênio junto ao Governo Federal que diz respeito a ampliação da rede de internet tanto no perímetro urbano quanto rural.

“Não-Me-Toque será um dos primeiros municípios do Rio Grande do Sul que terá condições de fornecer internet e segurança para todo seu território, por isso estamos gestionando diretamente junto aos órgãos competentes para que possamos inicia-los o quanto antes”, comenta o Prefeito.

Foto de Capa: Thais Schauenberg Garcia