Comissão Especial debate questões de segurança em audiência pública
Audiência pública da Assembleia Legislativa ouviu posicionamento de autoridades locais do Executivo, Legislativo, Brigada Militar, Polícia Civil e de demais representantes de entidades para abordar demandas na área de segurança no município e na região do Alto Jacuí.
O plenário Dr. Otto Stahl da Câmara de Vereadores de Vereadores de Não-Me-Toque integrou autoridades da região e representantes de entidades para debater na noite de segunda-feira (2) questões relacionadas à segurança pública. O tema envolveu pontos críticos no âmbito municipal e regional, com a finalidade de encontrar mecanismos facilitadores para ampliar o cenário de segurança no meio rural e urbano.
A audiência pública foi mediada pelo deputado estadual Ronaldo Santini, presidente da Comissão de Segurança da Asssembleia Legislativa do Estado. O prefeito de Não-Me-Toque, Armando Roos, enfatizou o projeto de investimento de 600 mil reais para o município, com instalação de 31 câmaras de videomonitoramento. Porém, Administração Municipal teme que o governo do estado não repasse a quantia desejada.
No dia 25 dia abril, a Administração enviará a capital, Porto Alegre, uma comitiva, para uma reunião na Secretaria de Segurança do Estado. Os delegados da Polícia Civil, Gerri Adriane Mendes e Edson Tadeu Cezimbra relataram as funções da Polícia Civil e o ponto de vista para melhorar o trabalho de investigação.
O segundo sargento da Brigada Militar, Jorge Luiz Gomes Bueno, relatou o trabalho da Brigada Militar na prevenção, estrutura, efetivo e atendimento de ocorrências. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Não-Me-Toque, representada pela presidente, Patrícia Huppes, na presença de demais advogados(as) colocou o posicionamento da OAB local para abranger maior segurança para sociedade.
A Câmara de Vereadores também criou uma Comissão de Segurança na apresentação do requerimento da sessão ordinária de 12 de março, formada pelos vereadores Maiquel Delano Silva – PTB (presidente); além dos legisladores Charles Manolo de Morais (PP); Alberto Maurer (PDT); e Carlos Alberto Bacher (MDB).
Também participaram da audiência a presidente do Poder Legislativo, Marina F. Trennepohl Crestani, presidentes de sindicatos, associações, empresários, comunidade em geral e imprensa.
Texto e Fotos: Felipe Keller/Jornal A FOLHA