26 de outubro de 2017 as 15:00 / Saúde

Mais de 23% dos recursos Públicos aplicados em Saúde

A saúde pública é um assunto que interessa a todos e atualmente apresenta um cenário de incertezas devido à crise financeira que abala a prestação de serviços fundamentais a comunidade, por insuficiência de recursos provenientes do Governo Estadual e que afetam diretamente a população, que acaba ficando desassistida.

Atento a este cenário, o Conselho Municipal de Saúde realizou na quarta-feira (26), no Plenário da Câmara de Vereadores sua Assembleia Geral e Audiência Púbica para a prestação de contas do 2º Quadrimestre da Secretaria de Saúde e apresentação do Plano Municipal de Saúde.

Conforme o Secretário de Saúde Marco Costa, a prestação de contas da área de saúde é minuciosa, apresentando detalhes e ficando disponível para que o munícipe possa inclusive verificar os fornecedores, os empenhos e datas de pagamento, inclusive qual o valor dos serviços prestados.

“Muito importante destacar que nesse último quadrimestre fechamos um incide de mais de 23% da receita de impostos e tributos do Município aplicados em ações de saúde, quando a obrigação é de 15%. Isso é um comprometimento que temos com a prestação de uma saúde pública de qualidade a nossa comunidade”, ressalta o Secretário Marco.

Ainda na oportunidade foi apresentado o Plano Municipal de Saúde que prevê as metas e diretrizes da Secretaria de Saúde para os próximos quatro anos.

O Conselho Municipal de Saúde é o órgão representativo da comunidade que faz a fiscalização das ações de Saúde, portanto suas audiências públicas são para dar transparência e prestar contas junto a esse conselho e também a comunidade de uma forma geral.