23 de junho de 2017 as 10:26 / Administração e Planejamento

TCE promove encontro Regional de Controle e Orientação para municípios

Na quinta-feira (22), o Prefeito Armando Carlos Roos e o Vice-Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa, acompanhados da Secretária de Adminsitração Noeli Machry, do Secretário de Finanças Naor Kümpel, da Procuradora Elen Heberle, da Agente de Controle Interno Daniela Cardoso, da Contadora Margarete Wiedthauper e do Fiscal Luiz Kuhn participaram do XIII Encontro Regional de Controle e Orientação (ERCO).

Também estiveram prestigiando o evento o vice-governador José Paulo Dornelles Cairoli, o presidente do TCE-RS Marco Peixoto, o vice-presidente do TCE-RS Iradir Pietroski, o vice-prefeito de Passo Fundo João Pedro Nunes, além de deputados, prefeitos, vice-prefeitos e representantes das câmaras de vereadores de vários municípios gaúchos.

O encontro promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) na Universidade de Passo Fundo (UPF) encerrou o ciclo de atividades do XIII Encontro Regional de Controle e Orientação (ERCO). Porto Alegre, Santo Ângelo, Erechim, Frederico Westphalen, Pelotas, Santana do Livramento, Santa Cruz do Sul, Santa Maria e Caxias do Sul também sediaram o evento.

Dirigido a prefeitos, vereadores e demais agentes públicos, é um momento voltado ao esclarecimento das atividades de controle e fiscalização externa e promover a prevenção de irregularidades na administração pública.

A programação conta com palestras ministradas por diretores e técnicos do TCE-RS, que abordam temas relacionados às boas práticas na gestão pública. Além disso, na oportunidade, serão apresentados os resultados regionais do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) apurado a partir das informações prestadas pelos gestores. O IEGM avalia a qualidade e efetividade das políticas públicas implementadas nos Municípios em sete áreas centrais: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas e governança em tecnologia de informação, o que assinala importante novidade no trabalho de fiscalização desenvolvido pela Corte de Contas.

Fotos: Gelsoli Casagrande