06 de março de 2017 as 10:59 / 18ª Expodireto Cotrijal

18ª Expodireto Cotrijal quer superar expectativas

O clima de otimismo tomou conta do auditório principal do parque da Expodireto Cotrijal na segunda-feira (6), quando autoridades de todo Estado reuniram-se para dar início a 18ª edição da Expodireto Cotrijal que neste ano traz a proposta de uma feira com a cara do produtor. Com foco em tecnologia e informação em cinco dias destinados para a agricultura.

A feira internacional de agronegócios reuniu em sua abertura autoridades como o Prefeito Armando Carlos Roos, o Vice-Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa, o Governador do Rio Grande do Sul José Ivo Sartori, o Vice-Governador José Paulo Cairoli, a presidente do Legislativo Gaúcho Deputado Edegar Pretto, Ministros, Deputados Estaduais e Federais além de autoridades de diversas regiões do Estado e do Brasil.

Contando com a participação de aproximadamente 84 países e 530 expositores mostrando suas tecnologias e os lançamentos da área de equipamentos, sementes e insumos. Direcionada aos agricultores, profissionais de assistência técnica, empresários, estudantes e outros segmentos ligados ao agronegócio, a Feira Internacional conta com expositores que oferecem produtos e serviços para quem trabalha com agricultura e pecuária, desde a pequena até a grande propriedade rural.

O Presidente da Expodireto e da Cotrijal Nei Cesar Mânica, falou sobre suas expectativas em relação a edição de 2017 e a confiança em uma edição surpreendente.

“Estamos otimistas, em função do bom momento do agronegócio e a expectativa de uma boa safra nas lavouras de verão. São cinco dias em que o mundo se volta ao agronegócio, um espaço pensado para o produtor rural. É uma feira que busca inovação e propostas para a evolução do trabalho no campo através da exposição da tecnologia e inúmeros fóruns de debate que acontecerão. Mantendo o homem no campo, as cidades continuarão, retire o homem do campo e as cidades desaparecerão”, disse o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica”.

A estimativa é de que os negócios superem em 15% o montante fechado no ano passado (R$ 1,581 bilhão

“18 anos de Expodireto, uma feira que chega a maturidade e que graças a sua diretoria, seus associados e todos que fazem parte deste evento a tornaram uma feira com representatividade mundial e que reconhece as pessoas que produzem, realizam e buscam o caminho da mudança. 60% das maquinas agrícolas do pais são produzidas no Rio Grande do Sul, pelas forças mobilizadas aqui desde o pequeno ao grande produtor, isso representa na economia do Rio Grande do Sul diretamente 44% do PIB, indiretamente é mais de 60%”. Esse vigor e essa superação se faz pelo estilo que homens e mulheres do Rio Grande tem e agora temos uma estimativa de safra recorde! Acredito que se o gaúcho foi capaz de desbravar fronteiras Brasil a fora tivemos esse pioneirismos para dentro do Estado, e a prova maior é a Expodireto Cotrijal”, destacou o Governador Sartori

O Prefeito Armando Carlos Roos em seu pronunciamento deu as boas-vindas a todos que vêm a Não-Me-Toque buscar conhecimento durante esses cinco dias e aprimorar-se afim de aumentar a produtividade do campo e produzir cada vez mais com o menor custo. O Prefeito aproveitou o momento para reforçar a importância da revisão do pacto federativo e investimentos em segurança.

“Mesmo diante de todos os obstáculos e problemas enfrentados no país, ainda somos otimistas e a Expodireto dá uma lição ao mundo do que somos capazes, pois é através da agricultura que a economia mundial é movimentada. O produtor merece uma atenção especial do Governo, pois como o Presidente Mânica reforçou, a cidade depende do produtor para manter-se, então, esperamos que este possa plantar e colher sem ser prejudicado”, falou o Prefeito.