29 de maio de 2014 as 15:47 / Educação, Sem categoria

SMECD Realiza o Lançamento do Concurso Municipal de Oratória

Na manhã desta quinta-feira (29), a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) realizou o lançamento do Concurso Municipal de Oratória. A solenidade contou com a presença da Prefeita Teodora Lütkemeyer, do Presidente da Câmara de Vereadores Gilson dos Santos, da Secretária de Educação Griselda Blau e Luciane Kissiman Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA).

Prestigiaram também o evento Secretários Municipais, diretoras, professoras e os Coordenadores do Projeto Clenice Berghann, Jociéli Ninov e Charles Morais. Os alunos presentes ganharam uma camiseta e participaram de uma capacitação em oratória com o palestrante Gabriel Colle. O projeto foi apresentado pela SMECD ao COMDICA e teve a aprovação de um recurso de R$ 15.000,00 o que está custeando todo o projeto.

O concurso irá capacitar 332 jovens das oitos escolas participantes, onde jovens estudantes poderão formar uma consciência crítica em relação a sociedade e a temática “O que quer o jovem?”. Também será possível estimular a prática de falar em público, competência atualmente necessária para se diferenciar no mercado de trabalho.

Dos 332 alunos participantes, oito disputaram a final a ser realizada no dia 29 de setembro, onde será conhecido o grande campeão (a) municipal de oratória. Cada escola indicará um aluno para concorrer na final até o dia 18 de setembro.  Além de capacitações em oratória gratuitas, os alunos finalistas ganharão troféus de participação e os primeiros colocados ganharão prêmios sendo o 1º um notebook, 2º um tablet 14 polegadas e o 3º um tablet 8 polegadas. Também serão premiadas as 16 melhores redações com um livro motivacional.

A oratória já faz parte do currículo da Rede de Ensino desde o ano de 2013 e os alunos além da participação no concurso, serão avaliados pela expressão oral e pelas redações realizadas.

“É uma alegria muito grande a SMECD, através do COMDICA, estar promovendo um projeto desta magnitude, realmente acreditamos nesta inciativa que com toda a certeza fará a diferença na vida de muitos jovens. Parabéns a todos os envolvidos neste projeto” destacou Griselda Blau, Secretária de Educação.

“O Poder Legislativo acredita nessa inciativa que irá compreender melhor o jovem e proporcionar espaço para ele expressar suas ideias, a SMECD assim como a Administração está de parabéns por promover ações concretas que trabalhem nossa juventude”, destacou Gilson dos Santos, Presidente da Câmara de Vereadores.

A Prefeita Teodora destacou a importância do concurso: “Acreditamos muito no jovem e queremos que ele aproveite ao máximo está oportunidade, que ele desperte uma consciência crítica e tenha inciativa perante os problemas que existem em nosso Brasil, este é um programa que deu certo e que vai ano a ano trabalhar a oratória junto ao jovem e a descoberta de novas lideranças”.