15 de dezembro de 2016 as 12:45 / Administração e Planejamento, Sem categoria

75% das metas do Plano Plurianual já foram atingidas!

Uma das práticas por parte da Administração Municipal é ao final de cada exercício, e agora de encerramento de um mandato realizar um Seminário de Governo para uma avaliação das metas previstas e do que efetivamente foi atingido com base no Plano Plurianual de Investimentos.

O Plano Plurianual de Investimentos

O Plano Plurianual (PPA) é previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998, sendo que é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.

Elaborado em 2013 através dos debates feitos nos 11 encontros do Fórum de Participação Popular, o atual plano vem sendo seguido nos exercícios de 2014, 2015, 2016 e será ainda trabalhado no primeiro ano da Gestão do Prefeito Eleito Armando Carlos Roos.

Avaliação

Na manhã de segunda-feira (12) a Prefeita Teodora Lütkemeyer e os Secretários Municipais estiveram fazendo uma avaliação das metas alcançadas por cada uma das Secretarias que teve seu orçamento elaborado de acordo com as metas de cada ano.

Segundo a avaliação dos gestores, aproximadamente 75% das metas já foram atingidas, logicamente não 100% pois o plano ainda tem vigência de mais um exercício. Cabe destacar que algumas metas são excluídas por não se fazerem mais necessárias e substituídas afim de manter o desenvolvimento do Município.

Os atuais gestores fazem uma avaliação muito positiva e dizem-se satisfeitos, pois acreditam que o legado que a Administração pretende deixar para Não-Me-Toque vem se concretizando, tornando a gestão menos burocrática e mais otimizada com a implantação de recursos e programas internos afim de auxiliar na execução de tarefas e serviços.

Outro aspecto que fica como marca é uma cidade mais bonita e limpa, legado esse conquistado através da implantação de programas como o Passeio Seguro, Jardim do Alto Jacuí e a sinalização viária, além de todo o cuidado com a limpeza e manutenção das vias públicas.

A Prefeita Teodora ainda ressaltou o número de obras públicas que foram realizadas durante sua gestão, entre Escolas, Quadras de Esportes, Academias ao Ar Livre, Reformas e Ampliações das Unidades Básicas de Saúde, as novas instalações da Feira do Produtor e da nova Unidade de Saúde Central, além de Pavimentações.

“Estamos muito realizados com o legado que estamos deixando ao Município e ao trabalho que fizemos até aqui. Ao todo estamos entregando ao futuro Prefeito 24 obras em diversos pontos do Município e em áreas distintas, algumas em fase inicial, outras em fase de conclusão”, comentou a Prefeita.