A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
10 de outubro de 2016 as 08:44 / Saúde, Sem categoria

Chegada do clima quente alerta para combate a o Aedes Aegypti!

Com a chegada dos meses mais quentes e o começo da estação chuvosa em boa parte do país, os locais propícios para a criação do mosquito Aedes aegypti se multiplicam e a população deve se mobilizar para eliminar os focos. O mosquito é o transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

A elevação da temperatura é um fator que favorece a proliferação do Aedes aegypti nesta época do ano. O Aedes aegypti é sensível a essas duas coisas, e as chuvas seguidas de altas temperaturas aumenta ainda mais sua velocidade de desenvolvimento.

O mosquito leva de sete a dez dias para se desenvolver de ovo a adulto e a forma mais eficiente de evitar surtos das doenças transmitidas por ele é eliminar o ciclo de vida do inseto. Na primavera, há muita chuva e as pessoas estão acostumadas a olhar os seus espaços de forma burocrática, o pratinho de planta, o vaso, o ralo. Mas quando começa a chover muito, começa a acumular água onde normalmente não tinha. E como o Aedes só precisa de criadouros temporários, basta que a água fique ali por uma semana que isso já é suficiente para que os ovos ali depositados virem adultos.

Aproveite seu tempo para fazer uma geral!

É de extrema importância fazer da inspeção em casa um hábito semanal e de ter um olhar atento a locais menos óbvios que podem acumular água. “Onde tem água?

30-icone-zikia-virus-2A regra básica é: não deixar água parada em qualquer tipo de recipiente. A dica é manter recipientes como caixas d’agua, barris, tambores, tanques, cisternas devidamente fechados e não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos, vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhado e demais recipientes que possam armazenar água e acabarem virando criadouros do mosquito!

Uma inspeção semanal de dez minutos é suficiente para eliminar os criadouros domésticos, que representam cerca de 80%!

 

 


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir