15 de junho de 2016 as 09:02 / Saúde, Sem categoria

Secretaria de Saúde busca solução para traumatologia

A crise econômica vivida no país continua a afetar serviços primordiais principalmente na área da saúde com o fechamento de programas e locais de atendimento de especialidades médicas, como é o caso da traumatologia.

O que é Traumatologia?

A Traumatologia cuida das lesões do aparelho locomotor, que incluem as fraturas, luxações, rupturas de músculos, tendões e ligamentos. Ela está diretamente relacionada aos acidentes de trânsito, domésticos, do esporte, sendo o atendimento realizado em caráter de urgência.

Após o fechamento da traumatologia em Marau, agora o setor de urgência em traumatologia de Carazinho está negando o acesso aos municípios da microrregião, entre eles Não-Me-Toque. Após cinco meses sem receber do Estado, o Hospital de Caridade de Carazinho comunicou que não vai mais receber pacientes encaminhados pelos municípios sem que haja o pagamento do custo do sobreaviso de traumatologia.

O Secretário de Saúde Marco Costa juntamente com demais gestores da região estiveram nos dias 7 e 8 de Junho na sede da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde e com a Comissão Intergestores (CIR) Regional em Passo Fundo, questionando o fechamento deste serviço, mas sem sucesso. A Coordenadoria declarou estar impotente frente a falta de recursos do Estado e não há previsão de regularização.

Somente nas últimas duas semanas, conforme o Secretário Marco, em Não-Me-Toque houveram três ocorrências sendo que duas tratavam-se de crianças. Nestes casos, após esforço da Secretaria de Saúde junto a outros serviços houve o encaminhamento, mas teme-se que diante de casos mais graves não seja possível dar o encaminhamento aos pacientes.

“É uma situação de extremo alerta por parte dos gestores, tendo em vista a importância do serviço de traumatologia e a necessidade muitas vezes de um atendimento imediato. Com o fechamento destes locais próximos a população fica desamparada em um primeiro momento, mas continuaremos buscando uma solução”, comenta o Secretário Marco.