06 de junho de 2016 as 09:36 / Desenvolvimento, Sem categoria

Workshop de implantação da Redesim é realizado em Não-Me-Toque!

Entre os dias 02 e 03 de Junho, Secretários Municipais, servidores públicos e representantes de escritórios de contabilidade de Não-Me-Toque participaram de um Workshop promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e ministrado pelo Consultor Tiago Guerra.

Workshop foi minsitrado pelo Consultor Tiago Guerra

A Redesim tem como objetivo desburocratizar a abertura de Empresas e Negócios

O workshop de implantação da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios) tem como principal objetivo capacitar cada um dos órgãos envolvidos no processo para a utilização do sistema Integrar. A capacitação ministrada teve como foco as áreas de gestão geral, finanças, administração, controladoria e contabilidade.

A Redesim

Em 03 de dezembro de 2007 foi sancionada a Lei 11.598, que cria a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, com o objetivo de conceber e implantar um sistema integrado que permitirá a abertura, alteração e fechamento de empresas, por meio da simplificação de procedimentos e redução da burocracia ao mínimo necessário.

Em 30 de janeiro de 2009, através do Decreto 46.176, foi instituído o Comitê Estadual de implantação da REDESIMPLES no Rio Grande do Sul. Com isto, espera-se que os processos de registro, alteração e baixa de empresários e pessoas jurídicas sejam simplificados, racionalizados e integrados. Através de um sistema único de entrada de dados, o empresário poderá solicitar a abertura, alteração ou baixa de sua empresa sem precisar percorrer todos os órgãos interessados e apresentar muitas vezes a mesma documentação repetida.

A proposta principal da Redesim é trabalhar a transversalidade de ações dos agentes envolvidos, com foco na modernização da gestão pública e simplificar, desburocratizar e integrar os procedimentos nos órgãos de administração responsáveis pela abertura, alteração e baixa de pessoas jurídicas.

Workshop teve a participação de todos os envolvidos no processo de abertura de empresas

Conforme Tiago, desta forma o Município estará fazendo uma melhor gestão de seus recursos e agilizando o processo para que novos empresários possam surgir e consequentemente gerar emprego e renda, o que é ótimo para o Município.

Durante os dois dias do workshop foram explorados os atuais passos para a abertura de uma empresa em Não-Me-Toque, afim de elaborar um plano de ação para a implantação da rede de acordo com a realidade do Município, fazendo com que o serviço seja eficiente e prático. Agora, nos próximos 60 dias, o plano elaborado será implantado no Município para que seja analisado e alterado conforme a necessidade.