03 de junho de 2016 as 08:58 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Não-Me-Toque sedia Seminário Regional de Saúde e Ambiente de Trabalho!

Profissionais de saúde e representantes de empresas reuniram-se na tarde de terça-feira (31) no auditório da Prefeitura Municipal para um seminário promovido pelo Centro de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Passo Fundo, sobre segurança e ambiente de trabalho. A Prefeita Teodora Lütkemeyer, o Secretário de Saúde Marco Costa e a Secretária de Saúde Adjunta Amélia Sebastiany prestigiaram o seminário.

O QUE SÃO CEREST´S

Os CEREST´s são Centros de Referências Especializados em Saúde do Trabalhador cuja finalidade é a de ampliar a Rede Nacional de Atenção à Saúde dos Trabalhadores (RENAST), integrando os serviços do Sistema Único de Saúde-SUS, voltados à Assistência e a Vigilância, de forma a congregar/unificar os esforços dos principais executores com interface na Saúde do Trabalhador, tendo como objetivo atuar, prevenindo, controlando e enfrentando, de forma estratégica, integrada e eficiente, os problemas de saúde coletiva como as mortes, acidentes e doenças relacionados com o trabalho.

O CEREST Passo Fundo abrange todos os municípios da área da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde e está promovendo uma série de seminários divididos em microrregiões. Não-Me-Toque pertence a microrregião de Carazinho, porém optou-se por realizar o Seminário aqui em Não-Me-Toque pois é o segundo município da área de abrangência do CEREST com maiores casos de notificações com acidentes de trabalho nas empresas metalúrgicas.

DSC00015O foco principal do Seminário foi voltado a prevenção de acidentes de trabalho, suporte e apoio as empresas afim de aproximar o CEREST da realidade local, discutindo e sensibilizando as empresas sobre as questões que envolvem a saúde do trabalhador e a importância de uma vigilância constante por parte das empresas em relação as condições do ambiente de trabalho.

Marco Costa, Secretário Municipal de Saúde, comenta sobre o Seminário, bem como da satisfação em sediar este no Município. Apesar de muitas empresas não terem participado, foi um momento produtivo com muita interação por parte dos presentes, que mostraram estar preocupados com a segurança no ambiente de trabalho.

“Não-Me-Toque possui um constante crescimento industrial atraindo cada vez mais pessoas pelas oportunidades de trabalho e a o elevado número de acidentes junto a empresas metalúrgicas preocupa todos! O Seminário vem ao encontro deste problema para buscar soluções que façam com que os acidentes não sejam tão frequentes e com menos gravidade, garantindo assim a segurança do funcionário, o que é bom tanto para ele quanto para a empresa”, destacou Marco.