02 de junho de 2016 as 16:40 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Novas instalações do Centro de Educação Técnico Profissionalizante são inauguradas!

Grande parceiro na formação de novos profissionais em Não-Me-Toque, o Instituto Federal Farroupilha (IFF) vem a quatro anos capacitando jovens não-me-toquenses para o mercado de trabalho, com cursos de alto nível técnico e reconhecidos por sua qualidade vista em seus formandos.

A parceria entre a Administração e o IFF surgiu em 2011, quando iniciou suas atividades no Município com o primeiro Curso Técnico em Agricultura de Precisão do país, em espaço físico cedido pelo Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano. Desde então, o IFF veio se firmando em Não-Me-Toque, promovendo a educação profissional, científica e tecnológica, pública, por meio do ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação integral do cidadão e no desenvolvimento sustentável.

Parceria foi renovada durante a inauguração

Parceria entre Administração e o Instituto foi renovada durante a inauguração

Na tarde de quinta-feira (2), a Administração Municipal e o Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi realizaram a inauguração das novas instalações do Centro de Referência em Não-Me-Toque, junto a antiga fábrica de calçados Reichert, que já recebeu R$ 209.089,92 em investimentos em sua infraestrutura, tornando-se um centro de educação. Atualmente o prédio também abriga as instalações do SENAI.

Os Centros de Referência são unidades administrativas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Estas unidades são consideradas o primeiro passo de interiorização do ensino e iniciam suas atividades oferecendo cursos do PRONATEC, posteriormente ampliando a oferta de vagas de outros programas do Instituto Federal.

A Reitora do Instituto Federal Farroupilha, Carla Comerlato Jardim, falou sobre este importante passo rumo a interiorização do ensino técnico e qualificação de pessoas para o mercado de trabalho.

“Aqui em Não-Me-Toque temos uma grande parceria com a Administração Municipal que investe na educação por acreditar que jovens e profissionais mais qualificados são peças fundamentais no desenvolvimento do Município. É uma satisfação inaugurar este espaço, ainda mais quando olhamos para trás e vemos como a procura por esta qualificação vem aumentando cada vez mais, isso nos motiva a cada vez ofertar mais cursos”, disse a Reitora.

Centro conta com um Laboratório de Informática e duas salas de aula

Local dispõe de Laboratório de Informática e duas salas de aula

O Centro de Referência em Não-Me-Toque é fruto dos esforços mútuos da Prefeitura Municipal, que conjuntamente com o Instituto Federal Farroupilha iniciaram esta caminhada em prol da Educação. A estrutura do local conta com duas amplas salas de aula, laboratório de informática, uma sala de tutoria, banheiros e instalações administrativas.

Em sua fala, a Prefeita Teodora destacou a satisfação em inaugurar este Centro de Educação Técnico Profissionalizante e enfatizou que com esta parceria Não-Me-Toque tornou-se uma referência regional pela oferta de cursos gratuitos e também pelos profissionais cada vez mais qualificados que são formados aqui.

“Hoje é um marco na história do Município que ganha ainda mais qualidade de ensino técnico e profissionalizante com a inauguração destas instalações! Quando adquirimos este prédio tínhamos o propósito de torná-lo um berçário industrial para pequenas empresas que também trariam progresso ao Município. Porém, o planejamento acabou tomando novos rumos e hoje possibilitamos a muitas pessoas a chance de qualificar-se de forma gratuita, o que é bom para suas carreiras, para as empresas e também ao Município! Parabéns a todos e esperamos que daqui deste centro saiam cada vez mais profissionais com excelência técnica e conhecimento”, destacou a Prefeita.

DSC00033Pestigiaram a inauguração: Carla Comerlato Jardim, Magnífica Reitora do IF Farroupilha; Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, Prefeita do Município de Não Me Toque; Paula Samuel van Shaick, Presidente da Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque; Maria Margarete Lauxen, Secretária de Desenvolvimento; Nidia Heringer, Pró-reitora de Desenvolvimento Institucional; Ana Rita Kraemer da Fontoura, Diretora geral do Campus de Panambi; Carlos Eugênio Balsemão -Coordenador de Implantação de Novas Unidades; Roberta Goergen – Diretora de Pesquisa, Produção e Extensão do Campus Panambi; Rudimar Luís Petter, Coordenador do Centro de Referência em Não Me Toque;  demais Secretários Municipais, Vereadores, empresários, presidentes de entidades, alunos e ex-alunos e imprensa.