20 de maio de 2016 as 08:42 / Administração e Planejamento, Saúde, Sem categoria

Esforço para manter plantão

Desde o anúncio da decisão pelo Hospital Notre Dame Júlia Billiart, que estaria suspendendo o atendimento de urgência e emergência 24h – Portas Aberta –  a partir das 7h de 23 de maio, os prefeitos de Não-Me-Toque, Victor Graeff e Lagoa dos Três Cantos vêm buscando uma forma de viabilizar a oferta do serviço para a população dos três municípios.

O serviço conveniado entre hospital e Governo do Estado recebia um aporte de R$ 84 mil do Estado e R$ 25 mil como complementação dos municípios. A falta de pagamento por parte do Estado e o déficit de R$ 50 mil inviabilizou por completo o interesse do ND em realizar o serviço que antedeu uma média de 1.200 pessoa por mês.

Depois de diversas reuniões e a manifestação de interesse do Hospital Beneficência Alto Jacuí, na tarde de ontem foi acordada uma forma de manter o atendimento para emergências. Os três municípios e o Hospital Alto Jacuí vão celebrar um contrato emergencial até 30 de junho. Neste período, não haverá médico atendendo consulta, apenas sobreaviso para chamadas de emergência.

Os valores não foram divulgados, apenas a intenção de investir o necessário para não deixar a população sem atendimento. O contrato deverá ser assinado até segunda-feira (23).

Reunião contou com presença de representantes de Lagoa dos Três Cantos, Victor Graeff e do Hospital Alto Jacuí

Participaram da reunião no gabinete da prefeita Teodora Lütkemeyer os prefeitos Cláudio Alflen (VG) e Sérgio Lash (LTC), os secretários de Saúde Marco Costa, Marcos Petry e Jairo Cassel, o presidente do Hospital Alto Jacuí, Armando Roos, o administrador Clóvis Traesel e o conselheiro Johannes Van Riel, além da presidente da Câmara de Vereadores, Paula Samuel van Schaik, e da representante do Conselho de Desenvolvimento Social, Helaine Gnoatto Zart.

Texto: Jornal A Folha