08 de abril de 2016 as 14:59 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Administração garante R$ 3.000.000,00 para infraestrutura municipal

Na quarta-feira (6), a Prefeita Teodora Lütkemeyer esteve em Porto Alegre tratando de assuntos relacionados a investimentos visando o desenvolvimento municipal e melhorias na infraestrutura urbana em diversos órgãos e Secretarias, dentre eles o Badesul e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

A Secretária de Administração Noeli Machry, a Secretária de Desenvolvimento Margarete Lauxen e a  Secretária Adjunta da Secretaria de Desenvolvimento  Jacqueline Dreyer acompanharam a Prefeita.

BRDE Municípios

O BRDE está viabilizando recursos para o financiamento de projetos de investimentos das prefeituras gaúchas. Tais recursos são oriundos de repasses de fontes tradicionais de crédito de longo prazo no Brasil. Para contribuir com o desenvolvimento dos municípios do sul do país, o BRDE criou o Programa BRDE Municípios. Com este programa, municípios de todos os tamanhos ganham mais capacidade de investimentos em projetos que visam à qualidade de vida a população, contando com três eixos principais que são: saneamento e mobilidade urbana; infraestrutura social, rural e urbana e o desenvolvimento institucional.

Através da Lei nº 4.650 de 15 de dezembro de 2015, o Poder Legislativo autorizou o Poder Executivo a contratar operação de crédito com o BRDE até o valor de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), no âmbito do Programa BRDE MUNICÍPIOS, destinada à pavimentação e canalização pluvial.

Em reunião no BRDE, a Prefeita reforçou a tramitação do projeto de engenharia do projeto que beneficiará 11 ruas, sendo elas:

Pavimentação asfáltica em CBUQ:

Rua Paraíba (trecho entre a Rua Pastor Theophil Dietschi e Av. Belém)

Amazonas (trecho entre a Rua Pastor Theophil Dietschi e Av. Belém)

Germano Bortolini (trecho entre a Rua Germano Griep e São Vicente de Paulo)

Germano Griep (trecho entre a Rua Waldemar Fleck e Ulisses Guimarães)

Lucio Luft (trecho entre a Rua São Vicente de Paulo até o início do Loteamento Bela Vista)

Jaime Viau (trecho entre a Av. Stara e Av. Guilherme Augustin)

Av. Belém (trecho entre a Rua Amazonas até o final do trecho e entre a Rua Pernambuco e Av. Brasília).

Pavimentação com paralelepípedos:

Rua Castro Alves (trecho entre a Rua Senador Salgado Filho e São Francisco Solano)

Guilherme Schmaedecke Sobrinho (trecho entre a Rua Alferes Rodrigo e Olavo Bilac)

Venâncio Aires (trecho entre a Rua Alfredo Graebin e Rua Espumoso)

Rua Bento Gonçalves (trecho entre a Rua Alfredo Graebin e Guilherme Schmaedecke Sobrinho)

O processo está sob análise na Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para aprovação do limite de endividamento e somente após esta etapa será assinado o contrato de financiamento.

Badesul e o fundo PIMES

Protocolo de intenções com o Badesul foi firmado na abertuda da 17 Expodireto

Durante a abertura oficial da 17ª Expodireto que contou com a presença do Governador José Ivo Sartori e do Vice-Governador José Paulo Cairoli, um protocolo de intenções foi assinado entre o Badesul e o Município de Não-Me-Toque.

O documento assinado tem por objetivo o financiamento para obras de infraestrutura no âmbito do programa PIMES do Badesul. O PIMES é voltado a promover ações que visem o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida dos moradores do Município por intermédio de obras de infraestrutura urbana, saneamento e meio ambiente, a construção de equipamentos sociais, a renovação do parque de máquinas, entre outros voltados ao desenvolvimento. Desta forma, o Badesul comprometeu-se com o Município em celebrar contrato de financiamento PIMES, destinado a obras de infraestrutura no valor de R$ 1.000.000,00.

Em reunião no Badesul, já foi entregue a documentação complementar e o projeto de engenharia, sendo que este também aguarda a aprovação do STN.

Através deste contrato serão recapeadas as ruas:

Rua Cel. Alberto Schmitt (trecho compreendido entre a Rua Pinheiro Machado e Pedro Fleck)

Rua Capitão João Viau (trecho compreendido entre a Av. Cel. Alberto Schmitt e Av. Dr. Waldomiro Graeff)

Av. Dr. Waldomiro Graeff (trecho compreendido entre a Rua Pinheiro Machado e Dr. Otto Stahl)

Av. Dr. Waldomiro Graeff (trecho compreendido entre a Av. Alto Jacuí e Rua Pedro Fleck)

Rua Fernando Sturm (trecho compreendido entre a Av. Alto Jacuí  e Rua Dr. Otto Stahl)

Av. Alto Jacuí (trecho compreendido entre Rua Dr. Liberato Salzano e Av. Guilherme Augustin)

Av. Guilherme Augustin (trecho compreendido entre a Rua Emílio Kismann até o trevo de acesso a Stara)

Rua Augusto Scherer (trecho compreendido entre a Av. Dr. Waldomiro Graeff e Rua Fernando Sturm)

A Prefeita Teodora destaca a importância destas reuniões para dar continuidade aos investimentos na infraestrutura urbana, levando pavimentação a mais pontos da cidade, o que proporciona melhorias na logística urbana e consequentemente na qualidade de vida dos moradores.

“Tivemos um dia muito produtivo hoje junto ao BRDE e o Badesul, pois pleiteamos R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais) para investir na infraestrutura do Município, pavimentando mais ruas, com paralelepípedos e CBUQ, o que além de melhorar as condições de trânsito destes locais proporcionam mais segurança, valorizam os bairros e geram mais qualidade de vida”, disse a Prefeita Teodora.