13 de novembro de 2013 as 13:55 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Reuniões dão andamento ao Propav

Na terça-feira, 12, a Secretária de Administração e Planejamento Noeli Machry, o Secretário de Finanças Naor Kümpel e o Secretário de Obras e Saneamento João Carlos Loeff estiveram participando de reuniões em ruas do município que irão aderir ao Programa Comunitário de Pavimentação das Vias Pública (PROPAV).

As reuniões foram realizadas nas ruas Gustavo Endruweit que fica no bairro Solano e contou com a participação de 16 moradores e na Rua Espumoso localizada no bairro Santo Antonio também com a participação de 16 pessoas, ambas ruas não possuem pavimentação. Nestas reuniões os secretários municipais explicaram para os moradores como funciona o programa expondo o projeto de engenharia, realizando simulações de custo e já formaram a comissão de moradores que irã acompanhar o andamento da obra. Um material foi entregue aos moradores destas ruas para que seja analisado e depois disso seja concretizado a adesão ao programa ou não.

O Propav é um programa instituído pela Lei nº 3.672 de 15 de novembro de 2009 que tem como objetivo a pavimentação de ruas e o recapeamento de ruas de pedra basalto. Para que esta ação aconteça é necessário que os moradores da rua analisem há viabilidade e se inscrevam junto a Secretaria de Administração e Desenvolvimento para que as medidas do programa sejam tomadas.  Segundo o Secretário de Finanças Naor Kümpel as reuniões estão sendo feitas agora para a colocação destas ações no orçamento par ao exercício de 2014.

“No Propav a Prefeitura entra com o projeto da obra, serviço de máquinas, canalização de água, o cordão, a bocas de lobo e o pó para assentar as pedras, em contrapartida os moradores da rua realizam a compra da pedra basalto e o pagamento da mão-de-obra, assim podemos beneficiar mais pessoas” destaca a Vice-Prefeita Teodora Lütkemeyer.