04 de novembro de 2013 as 15:36 / Educação, Sem categoria

Reunião em São José do Centro trata da localização de novos prédios

Na tarde de terça-feira, dia 29, a Vice-Prefeita Teodora Lütkemeyer, a Secretária de Educação Griselda Blau se reuniram com o CPM da escola Amália Kerber e o Presidente do E.C de São José do Centro para explanar sobre os projetos de investimento que estão acontecendo na comunidade e também consultar a comunidade sobre a localização dos prédios que ali serão construídos.

Este ano o MEC abriu para cadastro através do Programa de Ações Articuladas (PAR) a oportunidade de cadastro de diversos empreendimentos voltados para os municípios. Através da equipe da prefeitura inúmeros investimentos necessários na rede de ensino municipal foram cadastrados buscando assim beneficiar todas as escolas municipais. Além dos recursos para as escolas já existentes a administração também  cadastrou o pedido de uma nova escola para a cidade. No programa também ouve a abertura de uma janela onde a administração tem que adaptar os projetos, pois o PAR abre possibilidades que devem ser adequadas pelo município que cadastrou um ginásio de esportes para o distrito de São José do Centro devido a área disponível e um novo prédio para a escola.

O PAR teve um período de cadastro onde a equipe trabalhou intensamente e por felicidade a cerca de dois meses foi aprovado a quadra de esportes, que já está empenhada e com a adesão feita pelo município e agora já está em fase de licitação, esta que acontece no dia 12 de novembro as 14 horas na prefeitura municipal. Além da quadra de esportes na semana passada o Prefeito Antônio Vicente Piva em viagem a Brasília conseguiu com auxílio do Dep. Paulo Pimenta a aprovação do projeto da nova escola para a comunidade. A nova estrutura da escola terá uma área de 850m² sendo um projeto padrão do MEC no qual o município não precisará fazer o projeto arquitetônico e nem dar uma contrapartida para a execução da obra que terá o custo de R$ 1.021.000,00.

A quadra de esportes já tinha a localização definida, porém a escola não. Como atrás da atual escola há a área do campo do E.C São José. Nesta reunião foi tratado sobre essa localização e com os representantes da comunidade ficou decidido que a escola será construída na  área do atual campo e o município com esse avanço do prédio da escola irá fazer a infraestrutura para que o campo possa ser deslocado para traz.

Na reunião também foi questionado do que o município faria com a atual escola e segundo a Vice-Prefeita há várias possibilidades. O município pensa em adequar o prédio para a unidade de saúde ter um espaço maior, ou para que grupos de convivência utilizem o espaço, mas também foi trazida a possibilidade de conseguir cursos técnicos para que a partir da construção da nova escola esta estrutura antiga seja qualificada para poder ser usada como escola técnica agrícola. São pretensões do município e a administração vai trabalhar para que isso aconteça.

Segundo a Vice-Prefeita Teodora, estas conquistas são muito importantes para toda a comunidade que sai beneficiada por ganhar mais um espaço para qualificação. “Nos sentimos realizados por termos conseguido essa conquista para o município de NMT. Hoje a política nacional do atual governo federal é voltada a escola no campo, voltada a quem tem área para melhorar a infraestrutura, por isso a escola Amália Kerber teve as duas propostas aprovadas e esperemos que mais conquistas como essa aconteçam no decorrer do tempo” salientou Teodora.