16 de setembro de 2013 as 14:42 / Educação, Sem categoria

Caminhada cívica no Dia da Pátria mostrou consciência cidadã

A Caminhada Cívica realizada em Não-Me-Toque para comemorar o Dia da Independência do Brasil, o 7 de setembro, teve a participação de 11 escolas e 16 organizações sociais.

O momento de protestos que o País viveu ficou longe da avenida. O tema inspirador foi a responsabilidade cidadã pelo destino da Nação Brasileira.

O tema estadual da Semana da Pátria trouxe para a avenida os 100 anos do Movimento Escoteiro do Rio Grande do Sul e o tema local foi: “Cidadania, eu também faço parte.”

O prefeito Antônio Vicente Piva, o presidente do Legislativo Municipal, vereador Pedro Paulo Falcão da Rosa, e o comandante da Brigada Militar, tenente João Roberto Cardoso, abriram o desfile chegando no Altar da Pátria no automóvel Ford 29.

O evento foi prestigiado por autoridades e grande número de pessoas.

O Coral Municipal de Não-Me-Toque interpretou o Hino Nacional Brasileiro durante o hasteamento das bandeiras.

Participaram do desfile

Escolas municipais: Infância Feliz, Amália Kerber, Carlos Gomes, Santo Antônio, Valdomiro Graciano, Ernesto João Cardoso, Nossa Senhora de Lourdes.

Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano, Escola Estadual Geny Vieira da Cunha, Escola Sinodal Sete de Setembro e Instituto Educacional Girassol.

Organizações Sociais: Escoteiros Guardiões da Nascente, Paróquia Cristo Rei, Exército de Ester, Banda Marcial Municipal Não-Me-Toque, Apae, Casa da Cultura, Projeto Municipal Futsal, Câmara Mirim, Centro de Educação Empresa Escola, Russo Preto, Arsenal, Grupo de danças Folclóricas Immer Lustig und Durstig, Instituto Cultural Ítalo-brasileiro Michelangelo, CTG Galpão Amigo, Grupo de Ciclistas BMX e Grupo de Skatistas DropSide.

Cada grupo representou um tema: escotismo, religião, educação especial (Apaes), Direitos da Criança, saúde, família, meio ambiente, esporte, trânsito, direitos humanos, política, educação, cultura alemã, cultura italiana, tradicionalismo gaúcho e artes.