30 de julho de 2013 as 16:35 / Assistência Social, Sem categoria

Horta Comunitária Integrada

Realizado desde maio deste ano , o projeto é desenvolvido na Secretaria de Assistência Social em parceria com a Emater e com a Família Integrada.  A família Integrada compreende pessoas que vivem no meio urbano e passam por  momentos de dificuldade  social e econômica.

O objetivo do projeto é ensinar técnicas de cultivo de hortaliças através de práticas agrícolas que compreendem desde o preparo do solo a colheita.

Os trabalhos iniciaram com a correção da acidez do solo, com calcário e a recomposição da fertilidade do solo com adubação. Após, foram plantadas as hortaliças recomendadas pela pesquisa para a época. A colheita dos primeiros pés de alface e temperos como cebolinha verde  e salsa, foram utilizados para a alimentação dos próprios participantes das atividades desenvolvidas. As demais hortaliças plantadas como beterraba, rúcula, agrião, repolho, brócolis, cenoura e morango aguardam a colheita.

Os canteiros foram feitos dentro de pneus de caminhão descartados, pois esses se não forem aproveitados poderiam estar contaminando o meio-ambiente.

A continuidade do trabalho é muito importante, pois o resultado alcançado até o momento mostra de maneira consistente a possibilidade de produção de alimentos, inclusão social e a conscientização ambiental. O trabalho é acompanhado pela Secretária  Municipal de Assistência Social Clereci Schenkel, pelo Engenheiro Agrônomo da Emater Vinícius Toso  e a Extensionista Rural Ana Paula.

“Esse projeto faz parte das atividades da família integrada, que já se capacitaram  nos cursos teóricos  e na horta é feita a prática, os alimentos colhidos são utilizados para o almoço dos integrantes da família integrada e crianças que frequentam o CEI – Centro de Educação Integrada.” Destacou Clereci Schenkel Secretária  Municipal de Assistência Social.