17 de junho de 2013 as 17:00 / Educação, Sem categoria

Mais de 150 cavalarianos e 12 cidades vivem a tradição

A 10ª Cavalgada de Não-Me-Toque, realizada dentro da programação do Ano Brasil + Alemanha promoveu a integração entre tradicionalistas de municípios da região e divulgou a cultura germânica que contribui para a formação do povo gaúcho.

De sexta-feira a domingo – dias 14, 15 e 16 de junho – mais de 150 cavalarianos de 12 municípios se encontram em Não-Me-Toque para participar da cavalgada que busca integrar pessoas e preservar costumes do povo gaúcho.

Organizada pelos Cavaleiros da Tradição – departamento do CTG Galpão Amigo – o evento integra o calendário regional de cavalgadas e também o calendário municipal, por isso conta com o apoio da Prefeitura, que oferece os certificados, troféus e convites. Inserida na programação do Ano Brasil + Alemanha a 10ª Cavalgada de Não-Me-Toque contou com a participação da etnia alemã. Os grupos de danças Tanze ist Leben e Imer Lustig und Durstig  prepararam o jantar de sábado e fizeram uma apresentação com os grupos unidos pela primeira vez. Também o grupo da terceira idade dançou, mostrando que, assim como a cavalgada, a dança motiva e torna mais feliz a vida das pessoas. A apresentação foi aplaudida pelos participantes do evento tradicionalista que se concentraram na sede do CTG.

Jorge de Quadros, que todos os anos vem de Tapera junto com integrantes da Sociedade Amigos do Cavalo, exaltou a integração e a qualidade do evento:

– Todos nós conhecemos a hospitalidade e a qualidade das cavalgadas de Não-Me-Toque. Estes momentos são de grande alegria pelo companheirismo, pela oportunidade de unir famílias e pela preservação das origens de nosso povo.

O comandante do Grupo Cultural e Tradicionalista Cavaleiros do Mercosul, Davis Souza, que trouxe uma delegação de onze participantes, destacou a organização e o tempo que esta região vem organizando cavalgadas.

– Nossa entidade foi fundada em 1995 e desde então participamos de eventos em municípios do Rio Grande, outros estados e até outros países. Motivados por estes nossos companheiros tradicionalistas, pela primeira vez, estamos organizando uma cavalgada onde esperamos a participação de todos – comentou Davis. A 1ª Cavalgada do Passo vai acontecer de 5 a 7 de julho. Informações pelo 54-9114-0325.

Ao todo Participaram grupos, CTGs, associações e cabanhas de 12 municípios:

Não-Me-Toque –  CTG Galpão Amigo e Cavaleiros da Tradição de 39 participantes, mais 14 inscrições individuais e 2 do Sincerro de Prata

Ibirubá – Rancho dos Troperos, 24

Espumoso – Cavaleiros do Pago, 17

Passo Fundo – Cavaleiros do Mercosul, 11

Passo Fundo – Cavaleiros do Planalto Médio, 8

Selbach – CTG Haras Pino, 10

Panambi – Associação Pé no Estribo, 9

Tapera – Sociedade Amigos do Cavalo, 9

Colorado – Cabanha 44, 8

Tio Hugo – Cabanha AWN, 6

Lagoa dos Três Cantos – Rancho Vô Emílio, 5

Santo Antônio do Planalto – Estancieiros do Planalto, 5

Quinze de Novembro – Cavaleiros do Vento, 4

A concentração dos cavalarianos começou na sexta-feira  à noite, no CTG, com tertúlia, jantar e acampamento. A cavalgada saiu do CTG na manhã de sábado, seguindo para Colônia Saudades, onde foi feita a foto oficial do evento na propriedade rural de João Ilair de Souza, local onde foi fundo os Cavaleiros da Tradição, com almoço no salão da comunidade. No domingo, os tradicionalistas fizeram um novo percurso passando por Arroio Bonito e encerram a cavalgada com churrasco e homenagens ao meio dia, no Galpão Amigo.

Cavaleiro mais experiente: Darci da Silva, 89 anos, de NMT

Cavaleiro mais jovem: Thaylan Luiz Pfad, 6 anos, de Santo Antônio do Planalto

Maior grupo visitante – Rancho dos Tropeiros, 24

Governo Municipal

GDFA Tanze Ist Leben

GDFA Immer Lustig um Durstig

Presidente do MTG

Erival Bertolini, presidente do MTG, veio pela segunda vez prestigiar a Cavalgada der Não-Me-Toque. Acompanhado da esposa , da 3ª prenda do Estado Kelly Pereira da Rocha, do CTG Lenço Colorado, de Porto Alegre, e da coordenadora da 7ª Região Tradicionalista Gilda Galeazzi, ele saudou os participantes pelo entusiasmo que demonstram às tradições gaúchas e incentivou-os a continuar nesta caminhada.

– Se todos os governos tivesse a consciência de que investir na cultura é muito mais produtivo que ter que gastar em abrigos e cadeias, teríamos muito mais crianças, jovens e adultos cantando, dançando e andando a cavalo, em vez de estarem cometendo crimes e se drogando – destacou Bertolini.

O patrão do CTG Galpão Amigo, Beno Lütkemeyer, elogiou a atuação do vice-coordenador da 7ª RT, Jorge Celito Zuffo, no CTG e na organização da cavalgada, e destacou o trabalho dos coordenadores, Rui Horst e João Clóvis Fogliatto que realizaram mais uma grande cavalgada.

– Nosso CTG tem se destacado no Estado pelo trabalho de todos os seus departamentos. A presença do presidente do MTG muito nos orgulha e traz um reconhecimento à dedicação de nossos tradicionalistas – avaliou Beno Lütkemeyer.