A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
06 de novembro de 2015 as 08:58 / Administração e Planejamento, Saúde, Sem categoria

Gestores buscam soluções para Saúde Pública Regional

Na quarta-feira (4), a Prefeita Teodora Lütkemeyer e o Secretário de Saúde Marco Costa estiveram em Porto Alegre cumprindo agendas e tratando assuntos pertinentes a saúde pública com autoridades. As reuniões contaram com a presença dos prefeitos e secretários dos municípios de Lagoa dos Três Cantos, Victor Graeff, Almirante Tamandaré do Sul, Santo Antonio do Planalto, Coqueiros do Sul, Não-Me-Toque e Carazinho e representantes do Hospital de Caridade de Carazinho.

Pela manhã, reuniram-se com os Deputados membros da Frente Parlamentar da Saúde – Ronaldo Santini, Francisco Turra e Zila Breitembach, para expor a atual situação do Hospital de Caridade de Carazinho, apresentando principalmente os prejuízos sentidos pela população que sofre com atrasos em exames e consultas em especialidades.

A tarde na casa civil o grupo de Prefeitos e Secretários foi recebido pelo Chefe da Casa Civil Marcio Biolchi e por Rogerio Kohlrausch, representando o Secretario Estadual de Saúde João Gabbardo.  Na reunião foram tratados assuntos relativos aos atrasos nos pagamentos de verbas estaduais aos municípios, que no caso de Não Me Toque passam de R$ 230.000,00 referentes a 2014 e de R$ 280.000,00 em 2015.

Foi exposta a situação do contrato do Hospital de Caridade de Carazinho que foi objeto de acordo com interferência do Ministério Publico recentemente, onde os municípios da região aportaram recursos para evitar o fim dos serviços.

“O Município de Carazinho é um centro de saúde muito importante para nossa região pela proximidade, o que facilita a logística da Secretaria de Saúde, evitando despesas por viagens longas e proporcionando maior comodidade ao paciente que em inúmeros casos não apresenta condições físicas de realizar uma viagem longa para uma consulta com especialistas, exames, ou em alguns casos procedimentos cirúrgicos”, comentou o Secretário Marco Costa.

Os gestores apresentaram a pauta de reivindicações da região que tem como principais objetivos o aumento do teto financeiro da gestão plena do município de Carazinho; implantação de um ambulatório de traumatologia em Carazinho e o fim do referenciamento deste serviço aos municípios da micro regional em Marau, como está atualmente sendo feito; aumento da remuneração das AIHs da UTI do Hospital de Carazinho e implantação de ambulatório de urologia em Carazinho.

“Toda região sofre com a falta de repasses por parte do Governo Federal e Estadual, portanto é um problema que precisa ser solucionado em conjunto para que todos os Municípios possam oferecer aos seus habitantes um serviço de saúde adequado, afinal, com saúde não se brinca e não podemos ficar esperando até que as autoridades Estaduais encontrem uma solução”, enfatizou a Prefeita Teodora.


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir