16 de novembro de 2006 as 00:00 / Educação, Sem categoria

Amália Kerber mostra potencial de projeto cooperativo

A EMEF Amália Kerber tem mostrado que é possível desenvolver grandes projetos a partir da cooperação de alunos, pais, professores e comunidade em geral. Exemplo disso está na mostra de produtos alimentícios, hortaliças, artesanato, música e teatro, mostrados na feira realizada na escola no dia 9 de novembro.
O Projeto Cooperação Alimentação Saudável criado pela escola em parceria com o Programa “União Faz a Vida”, tem como incentivadores e parceiros a SMECD, Sicredi Alto Jacuí e a Cotrijal. Os projetos desenvolvidos pelas escolas do município e da região de abrangência da Cotrijal, tem como objetivo principal desenvolver projetos de espírito cooperativo.
O professor atua na orientação, direção e organização dos trabalhos, e a família participa na confecção dos produtos que já possuem espaço garantido na Feira do Produtor em Não-Me-Toque, quando comercializam os seus produtos.
A feira mostrou ousadia nos produtos alimentícios, cuja novidade foi o bolo de beterraba e o suco de mandioca, bem como os tradicionais bolos de milho e cenoura; doces; salgados; saladas; legumes e verduras. Os produtos comercializados não possuem agrotóxicos e seguem os padrões de uma alimentação saudável, garantem os envolvidos.
Na feira, os visitantes também receberam receitas e aprenderam mais sobre o modo de cultivo dos produtos.
Para a diretora da escola, Elena Strauss, o projeto é motivo de muito orgulho para a instituição e também para a comunidade de São José do Centro, que além do incentivo, colaboram ativamente na execução do mesmo.
O prefeito Armando Roos, além de elogiar o projeto e a iniciativa da escola pela busca de formas alternativas no ato de ensinar, também falou que administração municipal está passando por um momento delicado, onde a redução de custos se faz necessária. “Todas as medidas serão tomadas de forma que a qualidade do ensino em NMT não seja prejudicada”, explicou Roos.
Também participaram da solenidade de abertura da feira, a secretária de Educação, Teodora Lütkemeyer; o gerente regional do Sicredi, Gervásio Diel; o presidente do Sicredi Alto Jacuí, José Celeste de Negri, e o gerente de Comunicação e Educação da Cotrijal, Enio Schroeder, além de um grande número de escolas visitantes.