27 de outubro de 2015 as 12:29 / Habitação, Sem categoria

Programa de Requalificação Habitacional está beneficiando 19 Famílias

Na última terça-feira (20), a Secretária Municipal de Habitação Nara Adams e a Assistente Social da Secretaria de Habitação Vivian Vanzin receberam nas dependências do Auditório da Prefeitura os 19 beneficiários do Programa de Requalificação Habitacional 01/2015.

O programa visa repassar materiais de construção para reformas em unidades habitacionais unifamiliares, onde cada um é responsável pela execução da sua obra.

O objetivo da reunião foi dialogar com as famílias sobre a execução do programa, avaliar a evolução, os atrasos e dificuldades enfrentados pelas mesmas.

Na ocasião evidenciou-se que grande parte dos beneficiários está realizando suas reformas através de mutirões, ou seja, empreendimentos habitacionais auto-geridos, que é um tipo de construção em que os próprios “mutirantes” constroem a casa, tendo como objetivo o baixo custo.

Foi discutido também sobre o tempo de execução das obras. Tendo em vista que os mutirões são realizados pelos próprios familiares e que estes dispõem de tempo apenas aos finais de semana e que o clima chuvoso predominante dos últimos meses vem dificultando a execução das obras, observa-se que tais fatores acabaram refletindo num atraso nas obras. Assim, em dois meses de execução, aproximadamente 45% das obras foram concluídas até o momento.

Referente aos resíduos de construção, foi percebido grande resistência dos beneficiários quando ao destino final proveniente dos resíduos de suas construções. A maior parte deles acaba descartando os materiais nas vias de circulação, resultando em acúmulo e demais problemas. Neste sentido fora acordado entre as famílias que nesse momento o Município irá fazer o recolhimento, todavia, tal destino é responsabilidade dos beneficiários.

“As famílias têm até final de novembro para concluírem suas obras, visto o prazo determinado no início do programa, que é 90 dias a contar da data de recebimento do material. Essas reuniões são proveitosas pois os beneficiários nos relatam suas dificuldades e esclarecem dúvidas”, comentou Nara Adams Secretária Municipal de Habitação.

20151020_174635 (1)