27 de março de 2013 as 16:56 / Governo, Sem categoria

Projeto Não-Me-Toque Digital em andamento

Nossa cidade está na vanguarda da revolução tecnológica.

O projeto Não-Me-Toque Digital consiste em uma série de ações que em conjunto farão uma verdadeira revolução digital na cidade. Utilizando tecnologia wireless mesclada com cabeamento lógico, em breve toda a cidade estará ligada numa única rede. Cada posto de saúde ou escola municipal, espalhados pelos mais remotos setores da cidade, estarão conectados ao sistema único.

A construção de cidades digitais é um movimento mundial que busca, por meio da aplicação da Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, acelerar o desenvolvimento econômico e social e proporcionar melhor qualidade de vida ao cidadão. A construção de uma rede de comunicação é um conjunto de aplicações ou serviços implantados para modernizar a administração e otimizar os serviços prestados pelo município.

Existem inúmeras razões administrativas, econômicas e sociais para implementação de uma Cidade Digital, tais como:
– modernização da administração pública;
– segurança da informação;
– transparência de gestão;
– economia de recursos – otimização;
– uma única rede para o transporte de vários serviços.
– a municipalidade pode se transformar em um provedor de serviços de acesso as comunicações, criando a possibilidade de novas alternativas.

Depois da assinatura do Termo de Cooperação com o Ministério das Comunicações a empresa Petcom  que ganhou a licitação esteve em Não-Me-Toque na quinta-feira dia 21, para fazer o mapeamento dos pontos onde será transpassada a fibra ótica,os pontos mapeados através de um software foram cadastrados no Google Earth.

Na segunda visita dia 25, técnicos da empresa Petcom estiveram na cidade novamente para mapear os postes do traçado da fibra ótica para finalização do projeto. Após essa etapa será encaminhado o projeto para o Ministério de Comunicação para aprovação. Também, será enviado o projeto  para RGE e Coprel onde será analisado, a concessão dos postes onde ira passar a fibra ótica.

Concluídas essas etapas de aprovação o Município recebe os equipamentos, onde a equipe de TI da Administração Municipal passará por um treinamento durante 6 meses, com essa capacitação o sistema será administrado pela equipe de TI.

Na primeira etapa após implantação serão liberados pontos de acesso gratuito na praça central e no distrito industrial, os usuários para acessar terão um cadastro para liberação de acesso.

“O que será implantado aqui é tecnologia de última geração, de ponta, para modernizar a gestão pública refletindo diretamente em melhoria para o cidadão”, enfatiza a Vice-Prefeita Teodora Lutkemeyer.