27 de agosto de 2015 as 10:40 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Arquiteta participa do “Seminário Inclusão e Acessibilidade: Uma nova realidade”

A Arquiteta da Prefeitura Municipal, Juliana Linhares Rubin participou, nesta terça-feira (25), do Seminário “Inclusão e Acessibilidade: Uma nova realidade”, organizado pela Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC) no Palácio da Justiça em Porto Alegre e promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS).

O evento teve como público alvo Engenheiros Civis, Arquitetos e Administradores Públicos do setor de obras e planejamento, bem como gestores e servidores públicos em geral. O objetivo do seminário foi o de disseminar a cultura da acessibilidade, contemplando temas como legislação, novas tecnologias e inclusão das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

“Protagonismo da pessoa com deficiência” foi o tema da XXI Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. Na edição deste ano, a programação teve atividades na área da educação, saúde, cultura, esporte, trabalho e empreendedorismo. A iniciativa tem como objetivo promover o debate sobre a importância da participação das pessoas com deficiência na sociedade.

“O Seminário abrangeu o tema Acessibilidade sob diversos pontos de vista: desde as barreiras sociais impostas pela sociedade, até as barreiras arquitetônicas e urbanas que dificultam a possibilidade das pessoas com deficiência de participarem da vida urbana e social, passando pela visão dos técnicos, assistentes sociais, auditores públicos, pessoas com deficiência visual, intelectual e motora, cadeirantes e muletantes. A abrangência do tema reforçou o fato de que a cultura padronizada da nossa sociedade impede o protagonismo da pessoa com deficiência em função da discriminação que ela sofre, que não é diferente da discriminação racial, religiosa e sexual. Nossa natureza humana está inserida num contexto natural, levando à compreensão de que as pessoas não são deficientes: os espaços é que são, e por isso, a deficiência se torna tão evidente na nossa sociedade. A participação no Seminário possibilitou que se percebesse a urgência da educação do tema nas escolas, além das providências técnicas que já estão sendo tomadas pelo Poder Executivo do nosso município, que já se encontra em fase bem avançada nesse assunto, em comparação com outros municípios.” – Destacou Juliana.

Atoc7yWgHY8mwSLlozlnAOYTtEWMtcu__Gq_FO96yZNJ